Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMarques, Simone
dc.creatorSantos, Robinson dos
dc.date.accessioned2025-02-13T12:08:21Z
dc.date.available2025-02-13T12:08:21Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationMARQUES, Simone; SANTOS, Robinson dos. Uma reflexão filosófica sobre os aspectos éticos relacionados ao aprendizado e suas crenças segundo Bertrand Russel. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14982
dc.description.abstractO presente texto tem como objetivo analisar como Bertrand Russel (1872-1970) entende uma educação ética e sem crenças limitantes. No texto pretendemos examinar e refletir sobre como nossas crenças limitantes podem ser uma barreira no processo docente. Russel, que trabalhou com a lógica e a filosofia analítica, também refletiu sobre aspectos morais ligados à educação. No texto "As funções de um professor“, publicado em meados de 1930 e 1940, o filósofo aborda a necessidade do sentimento de independência intelectual que por influência do estado não existia já para a época. Russel deixa claro a importância de não sermos meros propagandistas e sim “genuínos professores” sobrevivendo nos livros mais do que na carne, tal qual Sócrates que morreu envenenado defendendo seus ideais e como Platão que foi aprisionado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFilosofiapt_BR
dc.subjectBertrand Russelpt_BR
dc.titleUma reflexão filosófica sobre os aspectos éticos relacionados ao aprendizado e suas crenças segundo Bertrand Russelpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem