Mostrar el registro sencillo del ítem
Uma reflexão filosófica sobre os aspectos éticos relacionados ao aprendizado e suas crenças segundo Bertrand Russel
dc.creator | Marques, Simone | |
dc.creator | Santos, Robinson dos | |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:08:21Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T12:08:21Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, Simone; SANTOS, Robinson dos. Uma reflexão filosófica sobre os aspectos éticos relacionados ao aprendizado e suas crenças segundo Bertrand Russel. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/14982 | |
dc.description.abstract | O presente texto tem como objetivo analisar como Bertrand Russel (1872-1970) entende uma educação ética e sem crenças limitantes. No texto pretendemos examinar e refletir sobre como nossas crenças limitantes podem ser uma barreira no processo docente. Russel, que trabalhou com a lógica e a filosofia analítica, também refletiu sobre aspectos morais ligados à educação. No texto "As funções de um professor“, publicado em meados de 1930 e 1940, o filósofo aborda a necessidade do sentimento de independência intelectual que por influência do estado não existia já para a época. Russel deixa claro a importância de não sermos meros propagandistas e sim “genuínos professores” sobrevivendo nos livros mais do que na carne, tal qual Sócrates que morreu envenenado defendendo seus ideais e como Platão que foi aprisionado. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Bertrand Russel | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão filosófica sobre os aspectos éticos relacionados ao aprendizado e suas crenças segundo Bertrand Russel | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |