dc.identifier.citation | FARIAS, Juliana Marques de; MATTEI, Patrícia; OURIQUE, Maiane Liana Hatschbach. A contribuição do projeto Academia da escrita para o fortalecimento do vínculo com a produção acadêmica. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escrita na pós-graduação pode ser uma experiência desafiadora, na qual o sujeito precisa construir práticas cotidianas que resultem em um trabalho acadêmico, como uma tese ou dissertação, dentro de um prazo específico. Durante esse tempo, espera-se que o estudante produza sistematicamente diversos tipos de textos, como artigos e projetos, atendendo a prazos rigorosos. Muitas vezes, distrações sociais que oferecem gratificações imediatas, como o engajamento em redes sociais, ou até mesmo tarefas do cotidiano da pós-graduação - reuniões, leituras, seminários - podem desviar o foco do processo de escrever. Frequentemente, em meio a uma lista de tarefas a serem realizadas, a escrita acaba sendo relegada ao final das prioridades. Isso perdura até que os prazos se aproximem, pressionando pesquisadores a se dedicarem à produção textual de forma intensa.
Foi frente a esse cenário que surgiu o projeto Academia da Escrita: uma comunidade online de escrita acadêmica que se reúne semanalmente em uma sala virtual, com o objetivo de fortalecer o compromisso individual de cada participante com sua própria produção. Inspiradas pelos grupos de responsabilização e suporte de universidades estrangeiras (SKARUPSKI e FOUCHER, 2018), criamos o projeto devido às preocupações com nossos próprios desafios de produção acadêmica, sendo ambas doutorandas do curso de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Pelotas. O projeto não é estruturado como um curso ou oficina. Não há professores, tutores ou qualquer tipo de hierarquia. Todas as participantes1 são colegas, unidas pelo desejo comum de desenvolver o hábito da escrita de forma mais leve e constante. Durante os encontros, o foco principal é dedicar tempo para escrever, sem distrações ou pressões externas, sendo o compromisso individual e voluntário. Os encontros seguem uma estrutura simples: os primeiros 15 minutos são dedicados à apresentação e à definição de metas individuais para a sessão. Depois, dois blocos de escrita de 45 minutos cada são realizados com um breve intervalo entre eles e, ao final, os últimos 5 minutos são reservados para aquelas que desejam compartilhar como foi o seu processo. A participação é flexível e sem obrigações - a participante pode optar por manter a câmera desligada e também pode - se quiser - participar via chat. | pt_BR |