Show simple item record

dc.creatorBatista, Alisson Castro
dc.creatorBuchweitz, Michele Josiane Rutz
dc.creatorHirdes, João Carlos Roedel
dc.creatorMartins, Luzia Helena Brandt
dc.creatorDuarte, Luiza da Silva Tessmer
dc.creatorDel Pino, Mauro Augusto Burkert
dc.date.accessioned2025-02-19T23:51:53Z
dc.date.available2025-02-19T23:51:53Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationBATISTA, Alisson Castro. O programa Escola em Tempo Integral no contexto do neoliberalismo. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15040
dc.description.abstractEste trabalho objetiva apresentar um recorte dos resultados recentes de uma pesquisa que se propõe a analisar o Programa Escola em Tempo Integral, lançado pelo Governo Federal em 2023. O estudo busca compreender e analisar o programa no contexto das políticas educacionais brasileiras e, em especial, frente à ascensão do neoliberalismo. Para tanto, a investigação combina diferentes abordagens metodológicas que convergem para uma compreensão crítica do programa. A análise parte da historicidade da Educação Integral no Brasil, revisitando experiências como o Programa Mais Educação (2007) e o Novo Mais Educação (2016), iniciativas que, apesar de buscarem ampliar a jornada escolar, evidenciaram as contradições e desafios inerentes ao desenvolvimento de políticas educacionais nesse âmbito. A intensificação da precarização do ensino público, materializada na ausência de infraestrutura, formação e recursos adequados (Santos, 2022), suscita questionamentos sobre a efetividade de tais programas e sobre as complexas relações entre o contexto de influências políticas e econômicas e a realidade educacional da classe trabalhadora.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPrograma Escola em Tempo Integralpt_BR
dc.titleO programa Escola em Tempo Integral no contexto do neoliberalismopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record