dc.creator | Rangel, Eduarda Medran | |
dc.creator | Silva, Estela Fernandes e | |
dc.creator | Almeida, Janice Dias | |
dc.creator | Silva, Juliana de Souza da | |
dc.creator | Cardoso, Tainã Figueiredo | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T11:02:29Z | |
dc.date.available | 2025-02-21T11:02:29Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | RANGEL, Eduarda Medran. Negritudes: Assunto de um dia ou de todos os dias?. In: Luana Lima Marilena Rosalen. (org.). Saberes e Diversidade: Aspectos Étnico-Raciais para Construção e Formação Docente. Diadema: V&V Editora, 2021, p. 24-41. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15080 | |
dc.description.abstract | A abordagem da negritude em todas as áreas do currículo
escolar se ampara no conceito de transversalidade (PCNs, 1997),
que prevê a integração de temas sociais ligados às problemáticas
atuais e urgentes. Nesse sentido, o debate ou tratamento da
negritude não ficaria restrito a apenas um determinado componente
curricular. A escola aqui reafirma mais uma vez o seu compromisso
social com a formação do cidadão, propondo a problematização e a
desconstrução de velhos conceitos e práticas que reforçam a
hegemonia de uma etnia, bem como atitudes discriminatórias que
precisam ser banidas da nossa sociedade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | V&V Editora | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.subject | Cultura negra | pt_BR |
dc.subject | Conceito de transversalidade | pt_BR |
dc.title | Negritudes: assunto de um dia ou de todos os dias? | pt_BR |
dc.type | bookPart | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.47247/VV/LL/88471.10.4.2 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |