Mostrar el registro sencillo del ítem
Mediações em Arte: narrativas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo
dc.creator | Fonseca, Letícia Beck | |
dc.date.accessioned | 2025-02-21T19:34:59Z | |
dc.date.available | 2025-02-21T19:34:59Z | |
dc.date.issued | 2023-08-30 | |
dc.identifier.citation | FONSECA, L. B. Mediação em Arte: Narrativas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. 2023. 173f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) – Centro de Artes, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15115 | |
dc.description.abstract | This dissertation addresses the pedagogical artistic mediations carried out in the period from 2016 to 2019 and 2022, at the Leopoldo Gotuzzo Art Museum, (MALG), linked to the Arts Center, (CA) of the Federal University of Pelotas, (UFPEL), and the beginning of the Educational Center (1985), until the present day of the institution. The main objective was to analyze the mediations that occurred in the museum and the pedagogical artistic actions. This proposal first highlights the research of the state of the art. In the second chapter the main authors referenced are Walter Benjamin and John Dewey with their considerations on narration, experience and practices with art, respectively. The third chapter studies the narratives in the mediations in the museum. The investigation problematizes the extent to which the mediations carried out at the Leopoldo Gotuzzo Art Museum contribute to the social role of the museum and its relationship with art, education intermediated by pedagogical mediation. The qualitative methodology was configured through literature review and data collection, interviews, photographs, organization and data analysis. As a result, the situations created in the pedagogical artistic mediations collaborate for the learning of art, providing opportunities for museum education as a cognitive process, inscribed on the artistic and aesthetic experiences built with that of mediation. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Mediação em arte | pt_BR |
dc.subject | Exposição de arte | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | pt_BR |
dc.title | Mediações em Arte: narrativas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | pt_BR |
dc.title.alternative | Mediation in Art: narratives at the Leopoldo Gotuzzo Art Museum | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2243837625956736 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1771149085825080 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta dissertação aborda as mediações artístico pedagógicas realizadas no período de 2016 a 2019 e 2022, no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, (MALG), ligado ao Centro de Artes, (CA) da Universidade Federal de Pelotas, (UFPEL), e o início do Núcleo Educativo (1985), até os dias atuais da instituição. O objetivo principal foi de analisar as mediações que ocorreram no museu e as ações artístico pedagógicas. Esta proposta evidencia primeiramente a pesquisa do estado da arte. No segundo capítulo os principais autores referenciados são Walter Benjamin e John Dewey com suas considerações sobre narração, experiência e práticas com arte, respectivamente. O terceiro capítulo estuda as narrativas nas mediações no museu. A investigação problematiza em que medida que as mediações realizadas no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo colaboram para o papel social do museu e sua relação com a arte educação intermediada pela mediação pedagógica. A metodologia qualitativa configurou se por meio de revisão de literatura e coleta de dados, entrevistas, fotografias, organização e análise dos dados. Como resultados as situações criadas nas mediações artístico pedagógicas colaboram para o aprendizado da arte oportunizando a educação museal como um processo cognitivo, inscrito sobre as experiências artísticas e estéticas construídas com a da mediação. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Trindade, Rogerio Vanderlei de Lima | |
dc.subject.cnpq1 | ARTES | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGArtes: Dissertações e Teses [169]
Abrange as dissertações do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.