Show simple item record

dc.creatorPitano, Sandro de Castro
dc.creatorNoal, Rosa Elena
dc.creatorBrignol, Leonardo Alves
dc.date.accessioned2025-02-26T13:15:49Z
dc.date.available2025-02-26T13:15:49Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationPITANO, Sandro de Castro ; NOAL, Rosa Elena ; BRIGNOL, Leonardo Alves . Exclusão escolar na EJA: indicadores e concepções a partir de um estudo de caso. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO (FURB), v. 16, p. 8435, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15168
dc.description.abstractA pesquisa buscou identificar e analisar dados sobre a exclusão na EJA, evidenciada pelos índices de evasão e infrequência e compreender as suas causas em uma escola pública no município de Canguçu-RS, no período entre os anos 2006 e 2017. A metodologia contou com um questionário aplicado a alunos, professores e a equipe diretiva do educandário, além de análise documental nos arquivos da escola, especialmente nos registros da EJA, evidenciando os indicadores de exclusão. Como resultados, apurou-se que os índices médios (evasão e infrequência) correspondem a 40% no período e que o problema compreende um conjunto complexo de questões sociais e sua indissociável relação com a escola.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherFURBpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectEvasãopt_BR
dc.subjectExclusãopt_BR
dc.subjectInfrequênciapt_BR
dc.titleExclusão escolar na EJA: indicadores e concepções a partir de um estudo de casopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7867/1809-0354202116e8435
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record