Aplicação e ensino de habilidades de comunicação clínica dos preceptores de medicina de família e comunidade de Florianópolis, SC
Resumo
O Método Clínico Centrado no Paciente é uma estratégia de humanização e incremento da eficiência da relação terapêutica na Atenção Primária à Saúde, que depende, para se realizar plenamente, de uma comunicação clínica efetiva. Por isso, as habilidades de comunicação clínica tendem a ocupar progressivamente locus central na formação dos profissionais da saúde. Este estudo objetiva avaliar a percepção de preceptores e estudantes sobre o ensino e a aplicação dessas habilidades na residência de Medicina de Família e Comunidade (MFC) da Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e no Internato em MFC da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mediante estudo transversal, serão avaliados, com utilização de questionário online, todos os 100 alunos da 9a , 10 a fase do Internato Médico da UFSC que tenham passado pelo menos uma vez no ciclo de MFC; todos os 40 Residentes em MFC do 1º, 2º e 3º ano vinculados à Escola de Saúde Pública da PMF e todos os 50 preceptores desses alunos. Utilizando como base o Guia Observacional CalgaryCambridge, serão avaliados 28 itens que caracterizam os elementos constitutivos das habilidades de comunicação para a consulta clínica, incluindo aspectos relacionados à: abertura da consulta, exploração de problemas, avaliação do quadro de representações do processo de adoecimento da pessoa, estruturação da consulta, construção da relação e encerramento da consulta. Será também avaliada a existência de oportunidades de ensino-aprendizagem sobre habilidades de comunicação como, por exemplo, a observação direta de atendimentos pelo preceptor e a videogravação de consulta seguida da realização de feedback de qualidade.