dc.creator | Gasperi, André Alexandre | |
dc.creator | Fonseca, Daniele Baltz da | |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:12:12Z | |
dc.date.available | 2025-03-18T19:12:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | GASTERI, André Alexandre; FONSECA, Daniele Baltz da. A sustentabilidade e a transdisciplinaridade como elementos centrais no estudo sobre o ensino superior brasileiro de conservação-restauração. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15347 | |
dc.description.abstract | Este resumo apresenta os elementos centrais do projeto de doutorado em desenvolvimento na linha de pesquisa Instituições de Memória e Gestão de Acervos, do Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O objetivo do projeto consiste em analisar como os aspectos da educação para o desenvolvimento sustentável e da educação transdisciplinar estão sendo abordados no percurso formativo dos conservadores-restauradores no ensino superior brasileiro. Ao todo são quatro cursos de bacharelado em atividade, criados entre os anos de 2008 e 2018, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UFPEL, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Os cursos têm desempenhado ações reconhecidas na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Contudo, surge a possibilidade e a demanda de integrar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a educação transdisciplinar nos currículos, para alinhar a formação com questões atuais da sociedade. Para alcançar o objetivo e responder ao problema de pesquisa, são selecionadas em um primeiro momento a obra O Manifesto da Transdisciplinaridade escrita por Basarab Nicolescu (1999) e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O trabalho se encontra com a revisão bibliográfica pronta e se encaminha para uma fase de estudos de casos nos cursos nacionais, com início na UFPEL, em seguida à UFPA, depois à UFRJ e por fim, UFGM. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Conservação e restauração | pt_BR |
dc.title | A sustentabilidade e a transdisciplinaridade como elementos centrais no estudo sobre o ensino superior brasileiro de conservação-restauração | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |