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dc.creatorGasperi, André Alexandre
dc.creatorFonseca, Daniele Baltz da
dc.date.accessioned2025-03-18T19:12:12Z
dc.date.available2025-03-18T19:12:12Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationGASTERI, André Alexandre; FONSECA, Daniele Baltz da. A sustentabilidade e a transdisciplinaridade como elementos centrais no estudo sobre o ensino superior brasileiro de conservação-restauração. In: ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, 26, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15347
dc.description.abstractEste resumo apresenta os elementos centrais do projeto de doutorado em desenvolvimento na linha de pesquisa Instituições de Memória e Gestão de Acervos, do Programa de Pós-Graduação em Memoria Social e Patrimônio Cultural (PPGMSPC), da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O objetivo do projeto consiste em analisar como os aspectos da educação para o desenvolvimento sustentável e da educação transdisciplinar estão sendo abordados no percurso formativo dos conservadores-restauradores no ensino superior brasileiro. Ao todo são quatro cursos de bacharelado em atividade, criados entre os anos de 2008 e 2018, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UFPEL, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Universidade Federal do Pará (UFPA). Os cursos têm desempenhado ações reconhecidas na preservação do patrimônio cultural brasileiro. Contudo, surge a possibilidade e a demanda de integrar a Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) e a educação transdisciplinar nos currículos, para alinhar a formação com questões atuais da sociedade. Para alcançar o objetivo e responder ao problema de pesquisa, são selecionadas em um primeiro momento a obra O Manifesto da Transdisciplinaridade escrita por Basarab Nicolescu (1999) e a Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Objetivos de Aprendizagem elaborada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O trabalho se encontra com a revisão bibliográfica pronta e se encaminha para uma fase de estudos de casos nos cursos nacionais, com início na UFPEL, em seguida à UFPA, depois à UFRJ e por fim, UFGM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectConservação e restauraçãopt_BR
dc.titleA sustentabilidade e a transdisciplinaridade como elementos centrais no estudo sobre o ensino superior brasileiro de conservação-restauraçãopt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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