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dc.creatorMourão, Cláudio Henrique Nunes
dc.creatorBranco, Bruna da Silva
dc.date.accessioned2025-03-24T12:31:39Z
dc.date.available2025-03-24T12:31:39Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationMOURAO, C. H. N. ; BRANCO, B. S. . Educação de Surdos: reflexões acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradigmas do congresso de Milão?. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 57, p. 31-48, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257155/001165979.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15384
dc.description.abstractOs autores deste trabalho, fazendo uma reedição da publicação anterior Mourão (2011), num relato de experiência; essa reapresentação amplia o espaço da fala do sujeito surdo contemplando suas perspectivas e olhares. O objetivo aqui é reiterar o registro deste material oportunizando aqueles que não tiveram acesso devido o volume de trabalhos que circulavam no seminário e atrair ainda outros mais interessados. No decorrer da história, os povos surdos vêm lutando pelo reconhecimento da sua identidade, cultura e língua, a língua de sinais, e por uma educação que atenda às suas especificidades. Em 2002 foi instituída a Lei de Libras, Lei Nº 10.436, favorecendo a Educação e inclusão de surdos. Neste contexto é que o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre a reunião final do CONAE, abril de 2010, pela perspectiva das lutas surdas e pelo reconhecimento de sua cultura. Teóricos como Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel (2015) e outros. As reuniões preparatórias do CONAE/Porto Alegre/RS, pretendem avaliar os modelos educacionais apresentando novas propostas para serem incluídas pelo MEC. Como acontecem?Como são apreciadas propostas das minorias especificamente dos surdos? Refletimos em paralelo ao Congresso de Milão suscitando novos questionamentos; estaríamos retrocedendo?pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherINESpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCONAE 2010pt_BR
dc.subjectEducação de surdospt_BR
dc.subjectLíngua de sinaispt_BR
dc.subjectNarrativaspt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectDeaf educationpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectNarrativespt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.titleEducação de Surdos: reflexões acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradigmas do congresso de Milão?pt_BR
dc.title.alternativeDeaf Education: reflections on deaf education in Brazil, are we going back to the paradigms of the Milan congress?pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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