dc.creator | Mourão, Cláudio Henrique Nunes | |
dc.creator | Branco, Bruna da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T12:31:39Z | |
dc.date.available | 2025-03-24T12:31:39Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | MOURAO, C. H. N. ; BRANCO, B. S. . Educação de Surdos: reflexões acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradigmas do congresso de Milão?. ESPAÇO (RIO DE JANEIRO. 1990), v. 57, p. 31-48, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257155/001165979.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 mar. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15384 | |
dc.description.abstract | Os autores deste trabalho, fazendo uma reedição da publicação anterior Mourão (2011), num relato
de experiência; essa reapresentação amplia o espaço da fala do sujeito surdo contemplando suas
perspectivas e olhares. O objetivo aqui é reiterar o registro deste material oportunizando aqueles que
não tiveram acesso devido o volume de trabalhos que circulavam no seminário e atrair ainda outros
mais interessados. No decorrer da história, os povos surdos vêm lutando pelo reconhecimento da sua
identidade, cultura e língua, a língua de sinais, e por uma educação que atenda às suas especificidades.
Em 2002 foi instituída a Lei de Libras, Lei Nº 10.436, favorecendo a Educação e inclusão de surdos.
Neste contexto é que o presente trabalho propõe algumas reflexões sobre a reunião final do CONAE,
abril de 2010, pela perspectiva das lutas surdas e pelo reconhecimento de sua cultura. Teóricos como
Michel Foucault (2006), Maura Lopes (2007), Paulo Machado (2008), Jorge Larrosa (2013), Gisele Rangel
(2015) e outros. As reuniões preparatórias do CONAE/Porto Alegre/RS, pretendem avaliar os modelos
educacionais apresentando novas propostas para serem incluídas pelo MEC. Como acontecem?Como são
apreciadas propostas das minorias especificamente dos surdos? Refletimos em paralelo ao Congresso de
Milão suscitando novos questionamentos; estaríamos retrocedendo? | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | INES | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | CONAE 2010 | pt_BR |
dc.subject | Educação de surdos | pt_BR |
dc.subject | Língua de sinais | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Deaf education | pt_BR |
dc.subject | Sign language | pt_BR |
dc.subject | Narratives | pt_BR |
dc.subject | Educational policies | pt_BR |
dc.title | Educação de Surdos: reflexões acerca da educação de surdos no Brasil, estamos retrocedendo aos paradigmas do congresso de Milão? | pt_BR |
dc.title.alternative | Deaf Education: reflections on deaf education in Brazil, are we going back to the paradigms of the Milan congress? | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |