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dc.creatorSelbach, Helena Vitalina
dc.creatorMachado, Lucas Löff
dc.creatorSigales-Gonçalves, Jael Sânera
dc.date.accessioned2025-05-07T09:50:47Z
dc.date.available2025-05-07T09:50:47Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSELBACH, Helena Vitalina ; MACHADO, Lucas Loff ; SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 18, p. e1867-34, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74661. Acesso em: 6 maio. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15892
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo relatar e discutir as experiências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na implementação de políticas linguísticas (PL) localmente construídas voltadas à formação de professores, ao ensino de línguas adicionais e à discussão da PL da Universidade. O estudo foca em cinco iniciativas que compõem o cenário de internacionalização da instituição, incluindo: 1) a Rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras (IsF), que atua tanto na formação de professores de línguas quanto na oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica; 2) a ação de mobilidade acadêmica à Alemanha como processo formativo de professores do curso de licenciatura em Alemão-Português, proporcionando experiências internacionais in loco; 3) a disciplina "Ensino de Português como Língua Adicional (PLA) na graduação, voltada para a formação de professores na área; 4) o projeto de pesquisa "Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel: mapeamento de práticas e necessidades" e 5) o projeto de extensão “Direitos linguísticos, Universidade e Políticas Públicas”. Os resultados, a partir da análise das ações em curso e da reflexão sobre como as PL se materializam em práticas concretas no contexto universitário, apontam para a importância de abordagens localmente construídas na promoção da internacionalização, destacando o papel fundamental das línguas nesse processo. A perspectiva transversal das línguas presentes nos repertórios locais e emergência de espaços, nos quais há coexistência ou promoção do usos de mais línguas, torna-se uma ferramenta valiosa na construção de respostas a questões complexas existentes em espaços pós-coloniais e regionalmente tão distintos. Conclui-se que a articulação entre a PL institucional e as línguas adicionais nas mais diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão - que viabilizam a formação docente - são essenciais frente aos desafios que emergem na implementação de iniciativas locais plurilíngues de internacionalização no ensino superior.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFUpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectPelotas/RSpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMultilinguismopt_BR
dc.subjectPolítica linguísticapt_BR
dc.subjectInternationalizationpt_BR
dc.subjectTeacher educationpt_BR
dc.subjectMultilingualismpt_BR
dc.subjectLanguage policypt_BR
dc.titleAções de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel: o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalizaçãopt_BR
dc.title.alternativeLanguage policy actions for internationalization at UFPel: the role of additional languages amid demands, challenges, and potentialities in local internationalization practicespt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/DLv18a2024-67
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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