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Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel: o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização
dc.creator | Selbach, Helena Vitalina | |
dc.creator | Machado, Lucas Löff | |
dc.creator | Sigales-Gonçalves, Jael Sânera | |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T09:50:47Z | |
dc.date.available | 2025-05-07T09:50:47Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SELBACH, Helena Vitalina ; MACHADO, Lucas Loff ; SIGALES-GONÇALVES, Jael Sânera. Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel. DOMÍNIOS DE LINGU@GEM, v. 18, p. e1867-34, 2024. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/74661. Acesso em: 6 maio. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/15892 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo relatar e discutir as experiências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) na implementação de políticas linguísticas (PL) localmente construídas voltadas à formação de professores, ao ensino de línguas adicionais e à discussão da PL da Universidade. O estudo foca em cinco iniciativas que compõem o cenário de internacionalização da instituição, incluindo: 1) a Rede ANDIFES Idiomas sem Fronteiras (IsF), que atua tanto na formação de professores de línguas quanto na oferta de cursos de línguas para a comunidade acadêmica; 2) a ação de mobilidade acadêmica à Alemanha como processo formativo de professores do curso de licenciatura em Alemão-Português, proporcionando experiências internacionais in loco; 3) a disciplina "Ensino de Português como Língua Adicional (PLA) na graduação, voltada para a formação de professores na área; 4) o projeto de pesquisa "Letramentos Acadêmicos em Português como Língua Adicional na UFPel: mapeamento de práticas e necessidades" e 5) o projeto de extensão “Direitos linguísticos, Universidade e Políticas Públicas”. Os resultados, a partir da análise das ações em curso e da reflexão sobre como as PL se materializam em práticas concretas no contexto universitário, apontam para a importância de abordagens localmente construídas na promoção da internacionalização, destacando o papel fundamental das línguas nesse processo. A perspectiva transversal das línguas presentes nos repertórios locais e emergência de espaços, nos quais há coexistência ou promoção do usos de mais línguas, torna-se uma ferramenta valiosa na construção de respostas a questões complexas existentes em espaços pós-coloniais e regionalmente tão distintos. Conclui-se que a articulação entre a PL institucional e as línguas adicionais nas mais diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão - que viabilizam a formação docente - são essenciais frente aos desafios que emergem na implementação de iniciativas locais plurilíngues de internacionalização no ensino superior. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFU | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Internacionalização | pt_BR |
dc.subject | Pelotas/RS | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Multilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Política linguística | pt_BR |
dc.subject | Internationalization | pt_BR |
dc.subject | Teacher education | pt_BR |
dc.subject | Multilingualism | pt_BR |
dc.subject | Language policy | pt_BR |
dc.title | Ações de políticas linguísticas de internacionalização na UFPel: o papel das línguas adicionais entre demandas, desafios e potencialidades nas práticas locais de internacionalização | pt_BR |
dc.title.alternative | Language policy actions for internationalization at UFPel: the role of additional languages amid demands, challenges, and potentialities in local internationalization practices | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/DLv18a2024-67 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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