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dc.creatorNovais, Mário Augusto Lana
dc.creatorOurique, João Luis Pereira
dc.date.accessioned2025-06-04T12:51:55Z
dc.date.available2025-06-04T12:51:55Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationNOVAIS, M. A. L.; OURIQUE, J. L. P. No fundo de um poço vazio: a solidão na literatura contemporânea brasileira através da personagem Cleo, em Do fundo do poço se vê a lua. D’GENERUS: Revista de Estudos Feministas e de Gênero, v. 1, n. 1, p. 676-697, 1 mar. 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/dgenerus/article/view/23113. Acesso em: 02 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16038
dc.description.abstractEsse trabalho foi realizado no âmbito do Projeto de Pesquisa Amores Expressos: Identidades Ocultas (UFPel). Na investigação do projeto, elenca-se algumas representações de identidades às margens e/ou fragmentadas, na literatura contemporânea, restringindo-se às personagens produzidas no projeto literário Amores Expressos, idealizado pela Companhia das Letras em 2007. Uma dessas personagens é Cleo, uma mulher trans, protagonista do romance de Terron, Do Fundo Do poço se Vê a Lua (2010), objeto analítico desse artigo. Para a análise dela considerou-se perspectivas formuladas a partir da teoria da Literatura e Crítica Social. É importante, ainda, uma abordagem a partir da Teoria Queer. Foi realizada, portanto, uma revisão bibliográfica iniciada a partir da obra de David Willian Foster. Compreende-se aqui que a Teoria Queer foi a vertente mais viável para atingir o objetivo dessa produção, que é a construção de uma reflexão sobre a condição de solidão da personagem Cleo. Durante essa análise, entende-se que a personagem é atravessada pelas estruturas no machismo e da transfobia, braços fortes do patriarcado no controle dos corpos. Cleo acaba, invariavelmente, empreendendo uma busca solitária por sua identidade. Imersa em sua fragmentação, suas escolhas acabam levando-a para descaminhos entre a “fama” e o abuso de seu corpo no submundo da dança do ventre, na Cidade do Cairo, local onde é violentada e morta por mãos dos homens. Essa Análise se encaminha, ainda, à possibilidade de se traçar uma comparação interartística. Conclui-se que Terron tece em sua obra um enredo que se aproxima de paradigmas de representação arraigados nos conceitos da década de 80. Ao se realizar o confronto dessa obra com produções mais recentes, no contemporâneo, percebe-se mudanças nos paradigmas de representação de personagens LGBTQIA+ em nossa cultura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFPelpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura contemporâneapt_BR
dc.subjectTransexualidadept_BR
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectFragmentaçãopt_BR
dc.subjectContemporary Literaturept_BR
dc.subjectTranssexualitypt_BR
dc.subjectLonelinesspt_BR
dc.subjectFragmentationpt_BR
dc.titleNo fundo de um poço vazio: a solidão na literatura contemporânea brasileira através da personagem Cleo, em Do fundo do poço se vê a luapt_BR
dc.title.alternativeEn el fondo de um pozo vacío: la solitud em la literatura contemporânea brasileña através de la personaje Cleo, en Do funfdo do poço se vê a luapt_BR
dc.title.alternativeAt The Botton of An Empty Well: the Loneliness In Brazilian Contemporary Literature Through The Character Cleo, From Do Fundo Do Poço Se Vê A Luapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15210/dg-revista.v1i1.2077
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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