dc.creator | Lopes Neto, Gilson Ramos | |
dc.creator | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-06-04T12:52:34Z | |
dc.date.available | 2025-06-04T12:52:34Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | OURIQUE, J. L. P.; LOPES NETO, G. R. . Debret e Machado: vozes e imagens da escravidão no Brasil. LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM), v. 34, p. 45-58, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16042 | |
dc.description.abstract | A escravidão institucionalizada no Brasil deu seus últimos suspiros apenas no fim do século XIX. Enquanto a Europa vivenciava o Positivismo comteano durante o auge vanguardista e promissor da Revolução Industrial, as barbáries vivas do sistema escravagista brasileiro ecoavam não apenas na literatura, mas também na pintura. Este estudo aborda o trabalho de dois remarcáveis artistas dessa época que se serviram da arte para denunciar, de forma sutil e ao mesmo tempo incisiva, a banalização das práticas escravagistas da época: o desenhista francês Jean-Baptiste Debret (1768-1848) e o escritor carioca Machado de Assis (1839-1908). Para fundamentar a discussão, será realizada uma análise epistemológico-comparativa entre 3 litografias de Debret e o conto “Pai contra mãe”, de Machado de Assis, considerando os subsídios teóricos que entendem a relação das imagens como narrativas a partir dos escritos de Alberto Manguel e da perspectiva da Dialética Negativa de Theodor Adorno. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Escravidão | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Narrativas | pt_BR |
dc.subject | Dialética negativa | pt_BR |
dc.title | Debret e Machado: vozes e imagens da escravidão no Brasil | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5902/1679849X38161 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |