Show simple item record

dc.creatorOurique, Maiane Liana Hatschbach
dc.creatorOurique, João Luis Pereira
dc.date.accessioned2025-06-05T13:34:03Z
dc.date.available2025-06-05T13:34:03Z
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationOURIQUE, Maiane Liana; OURIQUE, João Luis. Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 477–499, 2014. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6686. Acesso em: 3 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16057
dc.description.abstractEste trabalho visa repercutir algumas imagens de professor propagadas nos discursos atuais da educação, enfocando as expectativas e demandas que corroboram para compor diferentes figuras docentes. Por um lado, as políticas públicas valem-se de um imaginário social da profissão para associar a qualidade na educação à competência profissional docente. Por outro, os diferentes registros do cotidiano educacional brasileiro mostram a miserabilidade material e pedagógica do trabalho do professor. A partir do tensionamento entre esses dois pontos, indaga-se sobre quais concepções de racionalidade e formação respaldam os discursos normativos da docência. Ainda, essas imagens-modelo de professor conseguem enfrentar de forma efetiva as problemáticas da escola contemporânea? À luz das dimensões formativas da Teoria Crítica, este estudo dá especial atenção aos escritos de Theodor Adorno, realizando uma leitura hermenêutica do espaço configurado entre o proposto e o desenvolvido no campo da docência.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPUCPRpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.subjectImagenspt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectFormationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectPoliciespt_BR
dc.subjectImagespt_BR
dc.titleDiferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?pt_BR
dc.title.alternativeDifferent perspectives on teaching: of what teacher are we talking about?pt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record