Mostrar el registro sencillo del ítem
Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?
dc.creator | Ourique, Maiane Liana Hatschbach | |
dc.creator | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.date.accessioned | 2025-06-05T13:34:03Z | |
dc.date.available | 2025-06-05T13:34:03Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.identifier.citation | OURIQUE, Maiane Liana; OURIQUE, João Luis. Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando?. Revista Diálogo Educacional, [S. l.], v. 14, n. 42, p. 477–499, 2014. DOI: 10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6686. Acesso em: 3 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16057 | |
dc.description.abstract | Este trabalho visa repercutir algumas imagens de professor propagadas nos discursos atuais da educação, enfocando as expectativas e demandas que corroboram para compor diferentes figuras docentes. Por um lado, as políticas públicas valem-se de um imaginário social da profissão para associar a qualidade na educação à competência profissional docente. Por outro, os diferentes registros do cotidiano educacional brasileiro mostram a miserabilidade material e pedagógica do trabalho do professor. A partir do tensionamento entre esses dois pontos, indaga-se sobre quais concepções de racionalidade e formação respaldam os discursos normativos da docência. Ainda, essas imagens-modelo de professor conseguem enfrentar de forma efetiva as problemáticas da escola contemporânea? À luz das dimensões formativas da Teoria Crítica, este estudo dá especial atenção aos escritos de Theodor Adorno, realizando uma leitura hermenêutica do espaço configurado entre o proposto e o desenvolvido no campo da docência. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | PUCPR | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Políticas | pt_BR |
dc.subject | Imagens | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Formation | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Policies | pt_BR |
dc.subject | Images | pt_BR |
dc.title | Diferentes olhares sobre a docência: de qual professor estamos falando? | pt_BR |
dc.title.alternative | Different perspectives on teaching: of what teacher are we talking about? | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.DS08 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras: Artigos avaliados por pares [77]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras.