Mostrar registro simples

dc.creatorOurique, João Luis Pereira
dc.date.accessioned2025-06-05T13:34:26Z
dc.date.available2025-06-05T13:34:26Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationOURIQUE, J. L. P.. O 'contar histórias' da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjamin. CADERNOS BENJAMINIANOS, p. 111-122, 2009. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/cadernosbenjaminianos/article/view/5305. Acesso em: 3 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16059
dc.description.abstractCom o objetivo de apresentar algumas considerações sobre a arte de contar histórias, que está em vias de extinção em uma sociedade cada vez mais voltada à técnica instrumental e utilitária, tomamos como pressuposto a palavra como elemento imprescindível da condição humana. Essa perspectiva acerca da palavra como constituinte de uma experiência se ampara na abordagem de Walter Benjamin, em uma interpretação que busca o momento histórico vivido, refletindo sobre as contradições e paradoxos do homem e da cultura. A perda da habilidade de narrar, de transmitir a experiência através da palavra, reflete um dos problemas que o desenvolvimento científico e tecnológico desligado da condição humana acarretou. Ainda que existam problemas em exaltar o modelo narrativo, tendo em vista o seu aspecto conservador, é inegável a troca de experiências e o papel de interação entre os indivíduos oportunizados por ele. Dessa forma, vemos a escola, nos seus primeiros anos, principalmente como um espaço para que a arte de contar histórias enriqueça o caráter formativo do ambiente escolar, oportunizando a imaginação, o vocabulário e o possível despertar da curiosidade, entre outras possibilidades.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFMGpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectHistóriaspt_BR
dc.subjectCulturaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.titleO "contar histórias" da formação: o narrador na perspectiva de Walter Benjaminpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples