Mostrar el registro sencillo del ítem
Percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as de Rugby com e sem formação inicial em educação física
dc.creator | Silva, Amanda Franco da | |
dc.creator | Müller, Camila Borges | |
dc.creator | Toescher, Marcelo Kopp | |
dc.creator | Goicochea, Ciana Alves | |
dc.creator | Silveira, Igor André Corrêa | |
dc.creator | Veiga, Rousseau Silva da | |
dc.creator | Ferreira, Gustavo Dias | |
dc.creator | Pinheiro, Eraldo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T20:48:49Z | |
dc.date.available | 2025-06-06T20:48:49Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Amanda Franco da et al. Percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as de Rugby com e sem formação inicial em educação física. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e4525, 2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4525. Acesso em: 3 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16067 | |
dc.description.abstract | Este estudo objetivou comparar a percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as brasileiros/as de rugby com ou sem formação em Educação Física. Participaram do estudo 52 treinadores/as de 12 estados brasileiros, que atuavam no cenário brasileiro do Rugby Union. Destes 31 treinadores/as não tinham formação em Educação Física, enquanto que 21 possuíam a graduação. A partir do Questionário dos Conhecimentos do Treinador, foram coletadas informações relacionadas ao conhecimento profissional, interpessoal e intrapessoal através de escala Likert do domínio percebido. A análise comparativa entre grupos foi realizada através do teste de Mann-Whitney. Destaca-se que nos itens “Treinamento e desenvolvimento a longo prazo de atletas” e “Conscientização e criticidade da prática profissional”, treinadores/as com formação apresentaram uma percepção de domínio superior. Ainda, o grupo de treinadores/as com a graduação apresentou medianas superiores com tamanho de efeito pequeno em “Planejamento do treino”, “Gestão do treino”, “Intervenção pedagógica”, “Implementação e avaliação de programas de treinamento” e “Formação de outros treinadores”. Dessa forma, compreende-se que embora treinadores/as com formação em Educação Física percebam um domínio superior em 2 itens identificados no questionário, os conteúdos curriculares ainda são insuficientes para contribuir diretamente na percepção de domínio sobre conhecimentos de treinadores/as em diversos itens abordados neste trabalho. Sendo assim, destaca-se a importância da formação não-formal e informal para o conhecimento e desenvolvimento do/a treinador/a de rugby brasileiro/a. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | CED | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Rugby | pt_BR |
dc.subject | Treinadores | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento funcional | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Educação física | pt_BR |
dc.subject | Coaches | pt_BR |
dc.subject | Functional knowledge | pt_BR |
dc.subject | Initial training | pt_BR |
dc.subject | Physical education | pt_BR |
dc.title | Percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as de Rugby com e sem formação inicial em educação física | pt_BR |
dc.title.alternative | Perception of domain over functional knowledge among Rugby coaches with and without initial physical education training | pt_BR |
dc.title.alternative | Percepción de dominio sobre los conocimientos funcionales entre entrenadores de Rugby con y sin formación inicial en educación física | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55905/cuadv16n6-108 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Departamento de Educação Física: Artigos avaliados por pares [19]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Departamento de Educação Física.