Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Amanda Franco da
dc.creatorMüller, Camila Borges
dc.creatorToescher, Marcelo Kopp
dc.creatorGoicochea, Ciana Alves
dc.creatorSilveira, Igor André Corrêa
dc.creatorVeiga, Rousseau Silva da
dc.creatorFerreira, Gustavo Dias
dc.creatorPinheiro, Eraldo dos Santos
dc.date.accessioned2025-06-06T20:48:49Z
dc.date.available2025-06-06T20:48:49Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Franco da et al. Percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as de Rugby com e sem formação inicial em educação física. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO, v. 16, p. e4525, 2024. Disponível em: https://ojs.cuadernoseducacion.com/ojs/index.php/ced/article/view/4525. Acesso em: 3 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16067
dc.description.abstractEste estudo objetivou comparar a percepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as brasileiros/as de rugby com ou sem formação em Educação Física. Participaram do estudo 52 treinadores/as de 12 estados brasileiros, que atuavam no cenário brasileiro do Rugby Union. Destes 31 treinadores/as não tinham formação em Educação Física, enquanto que 21 possuíam a graduação. A partir do Questionário dos Conhecimentos do Treinador, foram coletadas informações relacionadas ao conhecimento profissional, interpessoal e intrapessoal através de escala Likert do domínio percebido. A análise comparativa entre grupos foi realizada através do teste de Mann-Whitney. Destaca-se que nos itens “Treinamento e desenvolvimento a longo prazo de atletas” e “Conscientização e criticidade da prática profissional”, treinadores/as com formação apresentaram uma percepção de domínio superior. Ainda, o grupo de treinadores/as com a graduação apresentou medianas superiores com tamanho de efeito pequeno em “Planejamento do treino”, “Gestão do treino”, “Intervenção pedagógica”, “Implementação e avaliação de programas de treinamento” e “Formação de outros treinadores”. Dessa forma, compreende-se que embora treinadores/as com formação em Educação Física percebam um domínio superior em 2 itens identificados no questionário, os conteúdos curriculares ainda são insuficientes para contribuir diretamente na percepção de domínio sobre conhecimentos de treinadores/as em diversos itens abordados neste trabalho. Sendo assim, destaca-se a importância da formação não-formal e informal para o conhecimento e desenvolvimento do/a treinador/a de rugby brasileiro/a.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherCEDpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRugbypt_BR
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectConhecimento funcionalpt_BR
dc.subjectFormação inicialpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectCoachespt_BR
dc.subjectFunctional knowledgept_BR
dc.subjectInitial trainingpt_BR
dc.subjectPhysical educationpt_BR
dc.titlePercepção de domínio sobre os conhecimentos funcionais entre treinadores/as de Rugby com e sem formação inicial em educação físicapt_BR
dc.title.alternativePerception of domain over functional knowledge among Rugby coaches with and without initial physical education trainingpt_BR
dc.title.alternativePercepción de dominio sobre los conocimientos funcionales entre entrenadores de Rugby con y sin formación inicial en educación físicapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.55905/cuadv16n6-108
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples