Mostrar el registro sencillo del ítem
O esfacelamento da formação do leitor confrontado pelas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno
dc.creator | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Chaves, Priscila Monteiro | |
dc.creator | Ghiggi, Gomercindo | |
dc.date.accessioned | 2025-06-06T21:07:37Z | |
dc.date.available | 2025-06-06T21:07:37Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.citation | OURIQUE, J. L. P.; GHIGGI, G. ; CHAVES, P. M. . O esfacelamento da formação do leitor confrontado pelas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno. Revista Língua & Literatura (Online), v. 17, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://revistas.fw.uri.br/revistalinguaeliteratura/article/view/1992. Acesso em: 6 jun. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16068 | |
dc.description.abstract | A partir de uma análise das últimas atualizações das pesquisas acerca da competência leitora no Brasil, percebe-se o descaso com assuntos que envolvem a leitura; em especial a de textos literários. Essa situação se torna inquietante quando evidencia-se que, apesar de toda ilustração advinda dos avanços científicos e de toda informação difundida, a semiformação passou a ser dominante da consciência atual. Percebe-se, como consequência dessa realidade, a configuração de um país em que a leitura mantém um cunho predominantemente utilitarista, estando ainda fortemente atrelada ao contexto escolar. Entendido o potencial ético e estético da literatura, o presente texto consiste em uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico, que se apoia nas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno para questionar essa fragmentada e tecnicista formação do leitor contemporâneo, na busca por compreender a necessidade política de uma leitura calcada na pluralidade dos homens. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | URI | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Leitor | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Semiformação | pt_BR |
dc.subject | Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.title | O esfacelamento da formação do leitor confrontado pelas reflexões de Hannah Arendt e Theodor W. Adorno | pt_BR |
dc.title.alternative | The weakening of the reader formation confronted with Hannah Arendt and Theodor W. Adorno's thought | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Letras: Artigos avaliados por pares [77]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Letras.