dc.creator | Barbieri, Mariana Telles | |
dc.creator | Denardi, Davi Frederico do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2025-06-19T13:21:34Z | |
dc.date.available | 2025-06-19T13:21:34Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | BARBIERI, Mariana Telles; DENARDI, Davi Frederico do Amaral. Guia prático de desing de interação, quanto à ética e ao bem-estar digital. In: CONGRESSO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA, 8, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16228 | |
dc.description.abstract | O design das tecnologias, conforme Clements e Boyle (2018), é capaz de mobilizar comportamentos. Fogg et al. (2007) apontam o final da década de 90 como o momento em que se começa a criar sistemas interativos capazes de motivar e persuadir usuários, culminando no design persuasivo. Neste domínio, designers de interação devem tornar os sistemas fáceis e agradáveis, usando estratégias como investir em design visual, facilidade de uso e personalização da experiência. Svoboda (2022) problematiza do uso exagerado desses artifícios, num cenário onde empresas de tecnologia buscam a todo custo
aumentar métricas de envolvimento do usuário, levando a produtos digitais que formam hábitos. Algumas funcionalidades como a Rolagem Infinita ou a Reprodução Automática levam a uma experiência de usuário fluida e agradável, mas também podem minar a autonomia e a consciência dos usuários, gerando preocupações éticas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Inovação tecnológica | pt_BR |
dc.subject | Design das tecnologias | pt_BR |
dc.subject | Design persuasivo | pt_BR |
dc.title | Guia prático de desing de interação, quanto à ética e ao bem-estar digital | pt_BR |
dc.type | conferenceObject | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |