Mostrar registro simples

dc.creatorKahmann, Andrea Cristiane
dc.creatorStumpf, Elisa Marchioro
dc.creatorLimberger, Bernardo Kolling
dc.date.accessioned2025-06-23T11:32:17Z
dc.date.available2025-06-23T11:32:17Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationKAHMANN, A. C.; STUMPF, E. M. ; LIMBERGER, B. K. Tradução comunitária em tempos de pandemia como promotora da educação linguística. FÓRUM LINGUÍSTICO (UFSC. IMPRESSO), v. 18, p. 6970-6987, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16268
dc.description.abstractO projeto “Tradução, mediação linguística e disseminação de informações à comunidade”, desenvolvido entre março e dezembro de 2020 na UFPel, teve como objetivo principal disseminar informações confiáveis e precisas à comunidade durante a pandemia. A equipe pesquisou conteúdos de relevância social e divulgou textos para disseminar informações à comunidade e, de forma paralela, permitiu o desenvolvimento de diferentes habilidades. Neste artigo, discutem-se as contribuições do projeto para a educação linguística de participantes, a partir de resultados obtidos por meio de questionário enviado a integrantes. Os resultados mostram diferentes percepções sobre as contribuições à educação linguística: melhora na leitura e escrita em português e no conhecimento de outras línguas, além do desenvolvimento de letramentos acadêmicos e/ou informacionais. Embora o objetivo do projeto não tenha sido a educação linguística, as percepções sugerem, entre outras, a efetiva contribuição da tradução para aprendizagem de línguas e sensibilização para o multilinguismo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSCpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectTradução comunitáriapt_BR
dc.subjectEducação linguísticapt_BR
dc.subjectPandemia de Covid-19pt_BR
dc.subjectCommunity Translationpt_BR
dc.subjectLinguistic educationpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicpt_BR
dc.titleTradução comunitária em tempos de pandemia como promotora da educação linguísticapt_BR
dc.title.alternativeCommunity translation in pandemic times as a promoter of linguistic educationpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e81107
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples