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Transferência conceitual: o relativismo linguístico na aprendizagem de segunda língua
dc.creator | Ferreira, Renan Castro | |
dc.creator | Mozzillo, Isabella Ferreira | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T11:17:18Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T11:17:18Z | |
dc.date.issued | 2021 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Renan Castro ; MOZZILLO, Isabella Ferreira. Transferência conceitual: o relativismo linguístico na aprendizagem de segunda língua. Alfa, Rev. Linguíst 65 • 2021 • https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12799 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16347 | |
dc.description.abstract | A influência de uma língua na aprendizagem de outra, ou transferência linguística, é matéria bastante investigada na área de Aquisição de Segunda Língua. Entretanto, há estudos sobre um fenômeno de transferência que ocorre no nível das categorizações conceituais e que dá suporte à hipótese da influência das línguas sobre a cognição, ou Relativismo Linguístico. Esse fenômeno, chamado transferência conceitual (JARVIS; PAVLENKO, 2010), é o objeto deste artigo, que traz uma revisão teórica da literatura sobre a questão. Primeiramente, traçamos o percurso da pesquisa sobre a influência translinguística, dos estudos iniciais, que a tomavam como algo negativo na aprendizagem de L2, até os últimos, que mostram diversos efeitos, inclusive o de facilitação. Depois, abordamos o Relativismo Linguístico, ou Hipótese Sapir-Whorf, revisitando o que foi postulado por seus autores clássicos e por pesquisadores mais recentes, que reformularam a hipótese. Finalmente, revisamos os principais modelos de representação do léxico bilíngue até o de Pavlenko (2009), que explica a transferência conceitual e aproxima o Relativismo Linguístico da Aquisição de Segunda Língua. A revisão termina com a conclusão de que a pesquisa sobre a cognição bilíngue, através da investigação da transferência conceitual, poderá revelar como as línguas que falamos influenciam a nossa cognição. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SciELO | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Transferência conceitual | pt_BR |
dc.subject | Influência translinguística | pt_BR |
dc.subject | Hipótese Sapir-Whorf | pt_BR |
dc.subject | Relativismo linguístico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de L2 | pt_BR |
dc.subject | Bilinguismo | pt_BR |
dc.subject | Conceptual transfer | pt_BR |
dc.subject | Cross-linguistic influence | pt_BR |
dc.subject | Sapir-Whorf Hypothesis | pt_BR |
dc.subject | Linguistic Relativity | pt_BR |
dc.subject | L2 learning | pt_BR |
dc.subject | Bilingualism | pt_BR |
dc.title | Transferência conceitual: o relativismo linguístico na aprendizagem de segunda língua | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.1590/1981-5794-e12799 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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