Show simple item record

dc.creatorFerreira, Renan Castro
dc.creatorMozzillo, Isabella Ferreira
dc.date.accessioned2025-06-27T11:25:59Z
dc.date.available2025-06-27T11:25:59Z
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationFERREIRA, Renan Castro; MOZZILLO, Isabella. A LÍNGUA INGLESA NO BRASIL COMO O MERCADO QUER: NECESSÁRIA, MAS INALCANÇÁVEL. Travessias Interativas, São Cristóvão-SE, v. 10, n. 22, p. 138–150, 2020. DOI: 10.51951/ti.v10i22. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/15322. Acesso em: 20 jun. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16349
dc.description.abstractNeste artigo analisamos as causas da propagação e manutenção da dupla percepção que se tem da língua inglesa no Brasil – a de que a língua é útil e precisa ser aprendida, mas é, ao mesmo tempo, inalcançável para a maioria dos brasileiros. Primeiro, examinamos a abrangência e o papel do inglês no mundo atual e os fatores que o tornaram uma língua tão importante. Depois, exploramos o histórico do ensino de inglês no Brasil e as várias ações que contribuíram para consolidar uma política linguística de não formação de bilíngues. Por fim, discutimos o papel do mercado de ensino de idiomas no Brasil, cujo público-alvo e publicidade colabora para a perpetuação de uma velha percepção da língua inglesa como algo a que apenas uma elite tem ou deve ter acesso. Nossa conclusão é a de que a combinação de políticas educacionais ineficientes e a exploração mercadológica inescrupulosa do ensino de línguas estrangeiras acabam por convencer os brasileiros de que eles precisam aprender inglês, ao mesmo tempo em que não criam condições para que isso aconteça para a maioria deles.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFSpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEnsino de inglêspt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectEnglish language teachingpt_BR
dc.subjectBrazilpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.subjectMarketpt_BR
dc.titleA Língua Inglesa no Brasil como o mercado Quer: necessária, mas inalcançávelpt_BR
dc.title.alternativeEnglish language in Brazil as the market wants it: necessary, but unattainablept_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.51951/ti.v10i22
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record