dc.creator | Leme, Melissa Marangoni | |
dc.creator | Machado, Maristela Gonçalves Sousa | |
dc.date.accessioned | 2025-06-27T11:26:12Z | |
dc.date.available | 2025-06-27T11:26:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.identifier.citation | LEME, Melissa Marangoni ; MACHADO, Maristela Gonçalves Sousa . CINEMA E INTERMIDIALIDADE: A LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E A ARTE DE NARRAR IMAGENS. Scripta UniAndrade, v. 22, p. 87-107, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16350 | |
dc.description.abstract | Este artigo propõe um modelo de análise fílmica, partindo tanto de uma perspectiva diacrônica quanto sincrônica, tendo como base teórica a intermidialidade. Inicialmente, será traçado o percurso histórico que culminou na legitimação do cinema como instituição consolidada através do advento da linguagem cinematográfica. Nesse primeiro momento, a análise será fundamentada na teoria de André Gaudreault e Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016) em conjunto com David Bordwell e Kristin Thompson (2019). Posteriormente, demonstraremos como a teoria proposta por Lars Elleström (2017, 2021), especificamente seu modelo de comunicação centralizado na mídia, apresenta um arcabouço teórico que abrange uma análise fílmica completa no âmbito dos estudos intermidiáticos. Para exemplificar, utilizaremos o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), dirigido por Robert Wiene. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UniAndrade | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Intermidialidade | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject | O Gabinete do Dr. Caligari | pt_BR |
dc.subject | Expressionismo alemão | pt_BR |
dc.subject | Intermediality | pt_BR |
dc.subject | Cinematic language | pt_BR |
dc.subject | The Cabinet of Dr. Caligari | pt_BR |
dc.subject | German expressionism | pt_BR |
dc.title | Cinema e intermidialidade: a linguagem cinematográfica e a arte de narrar imagens | pt_BR |
dc.title.alternative | Cinema and intermediality: the cinematic language and the art of narrating images | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.55391/2674-6085.2024.3533 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |