dc.creator | Martins, Caroline Lemos | |
dc.creator | Thofehrn, Maira Buss | |
dc.creator | Bittencourt, Jaqueline Ferreira Ventura | |
dc.creator | Borel, Manuela Gomes Campos | |
dc.creator | Jacondino, Michelle Barboza | |
dc.creator | Pacheco, Zuleyce Maria Lessa | |
dc.creator | Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira | |
dc.creator | Cecagno, Diana | |
dc.creator | Monteiro, Thayenne Barroso Mota | |
dc.creator | Krepker, Fernanda Ferreira | |
dc.creator | Oliveira, Thais Vidal de | |
dc.creator | Madella, Amanda Antunes Pereira | |
dc.creator | Marques, Vanessa de Araújo | |
dc.creator | Porto, Adrize Rutz | |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T12:22:32Z | |
dc.date.available | 2025-07-08T12:22:32Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | MARTINS, Caroline Lemos et al. O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa. Revista Eletrônica Acervo Saúde, n. 32, p. e1159, 7 out. 2019. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/1159. Acesso em: 7 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16474 | |
dc.description.abstract | Objetivo: conhecer o trabalho do enfermeiro que atua no magistério superior. Método: revisão narrativa da literatura que teve como questão norteadora conhecer quais as atividades do enfermeiro docente são abordadas nas publicações científicas no intervalo de 2006-2015. Resultados: à docência em enfermagem em âmbito nacional e internacional é permeada por aspectos como a insuficiência do número de docentes, falta de preparação para atuação nesses espaços, a ênfase na produção científica e as altas demandas decorrentes do trabalho. Nesse sentido, no desenvolvimento das atividades de ensino-pesquisa-extensão-serviço de saúde, os enfermeiros-docentes podem vivenciar sentimentos de estresse, sobrecarga de trabalho e poucos momentos para sua vida pessoal. Conclusão: frente à realidade de trabalho desses profissionais, a partir da literatura, identificou-se que são necessárias reflexões para (re)pensar o papel da docência do enfermeiro. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Acervo+ | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Docência em enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Nursing | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.subject | Nursing teaching | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | O trabalho do enfermeiro enquanto docente do ensino superior: uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | The work of nurses as higher education teachers: a narrative review | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.25248/reas.e1159.2019 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |