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Significados da formação: visão de médicos egressos de uma universidade pública
dc.creator | Marques, Vanessa de Araújo | |
dc.creator | Cecagno, Diana | |
dc.creator | Tavares, Amanda do Rosário | |
dc.creator | Porto, Adrize Rutz | |
dc.creator | Biana, Camilla Benigno | |
dc.creator | Palheta, Allan Marcos da Silva | |
dc.date.accessioned | 2025-07-08T12:23:32Z | |
dc.date.available | 2025-07-08T12:23:32Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | MARQUES, V. de A.; CECAGNO, D.; TAVARES, A. do R. .; PORTO, A. R. .; BIANA, C. B. .; PALHETA, A. M. da S. . Significados da formação: visão de médicos egressos de uma universidade pública. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 11, p. e4399119841, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i11.9841. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9841. Acesso em: 7 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16475 | |
dc.description.abstract | Introdução: um dos desafios para as instituições que oferecem graduação em medicina é organizar a formação pautada nas Diretrizes Curriculares Nacionais instituídas no ano de 2014. Outro aspecto a ser considerado é a satisfação do egresso com a formação recebida que pode interferir na autonomia e autoconfiança profissional. Objetivo: conhecer o significado da formação na visão de médicos egressos de uma Universidade Federal do Sul do Brasil. Método: trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva realizada com 51 egressos por meio de questionário autoaplicável online com 26 questões. Os achados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: as categorias que representaram os significados da formação, na visão dos egressos, foram: humanização em sua formação, relacionada aos professores e ao cuidado humanizado com o paciente; satisfação com a qualidade de ensino, atrelada a segurança e confiança, adquirida por meio dos ensinamentos, para exercer a profissão. As fragilidades salientadas versam sobre os conteúdos insuficientemente abordados, cobranças excessivas e fragmentação do ensino. Considerações finais: a formação médica na visão dos egressos foi repleta de significados que se estendem durante o exercício da profissão. É necessário que a gestão dos cursos de medicina considere a visão dos discentes com vistas à qualificação da formação. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | SciELO | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação em medicina | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.subject | Humanização da assistência | pt_BR |
dc.subject | Medical education | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Unified health system | pt_BR |
dc.subject | Humanization of care | pt_BR |
dc.title | Significados da formação: visão de médicos egressos de uma universidade pública | pt_BR |
dc.title.alternative | Meaningsof medical education: view of former students of a public university | pt_BR |
dc.title.alternative | Significados formativos: visión de los doctores egresadosde una universidad pública | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9841 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
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Abrange os arquivos de periódicos da área de Pós-Graduação em Enfermagem.