Organização curricular da geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais de Pelotas/RS: a cartografia escolar nesse contexto
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Data
2025-02-25Autor
Dias, Fernanda Puglia Vieira
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Por tomar a defesa de que a Cartografia Escolar contribui para uma educação emancipadora dos alunos da EJA, é que se deu início a preocupação com os documentos orientadores que regem a modalidade no Brasil. Com base nisso, elaborou-se o objetivo geral da pesquisa, o qual buscou investigar como as escolas estruturam o currículo da EJA com foco no componente curricular da Geografia, e como a Cartografia Escolar, enquanto conteúdo e linguagem, insere-se ou não no processo formativo. Para o presente estudo, utilizou-se da abordagem qualitativa e da metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), tanto para a coleta de dados quanto para sua análise. Diante da disponibilidade de vários instrumentos para a coleta de dados, optou-se pela elaboração do questionário online. Como universo da pesquisa, tem-se um total de vinte escolas municipais que ofertam a EJA, das quais somente nove disponibilizaram seus PPPs para o estudo. No que diz respeito aos questionários, estes foram encaminhados via endereço eletrônico para a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; diretores das escolas e professores de Geografia que atuam na EJA. A partir da análise dos currículos e da aplicação dos questionários aos participantes da pesquisa, têm-se os seguintes resultados: com relação ao questionário respondido pela SMED, apesar das respostas sucintas, pode-se inferir algumas considerações de como a gestão trata a modalidade, destacando a ênfase à possibilidade da criação de um documento orientador pensado para a EJA Pelotas–RS. A elaboração desse documento, conforme informações coletadas, permitirá um alinhamento mais claro das diretrizes e práticas, isso garantirá a todos os envolvidos um melhor entendimento sobre objetivos e procedimentos da modalidade, servindo de apoio para os educadores. Com relação ao questionário respondido pelas coordenações das escolas, estas relatam que indicam o uso da BNCC para os professores, contudo, mencionam não haver uma comissão destinada a pensar e organizar os conteúdos que serão ministrados. Quanto às respostas dos professores, estes relatam o uso de diversos critérios para a seleção de conteúdos de Geografia. Elencam a Cartografia Escolar como um conteúdo pouco explorado e que os alunos possuem maior dificuldade. Também foi relatado que o currículo pouco atrativo gera com maior frequência a evasão escolar. Em suma, os dados analisados demonstram que a EJA ainda enfrenta desafios estruturais significativos, que acabam comprometendo sua qualidade. Defende-se que para a superação dos desafios é necessário haver um fortalecimento da formação continuada dos professores de Geografia e da maior visibilidade do componente curricular e da Cartografia Escolar nos documentos orientadores, assegurando, assim, uma educação mais crítica e emancipadora.