• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Instituto de Ciências Humanas - ICH
  • Pós-Graduação em Geografia - PPGeo
  • PPGeo: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Organização curricular da geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas municipais de Pelotas/RS: a cartografia escolar nesse contexto

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Fernanda_Dias_Dissertação (2.062Mb)
Data
2025-02-25
Autor
Dias, Fernanda Puglia Vieira
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Por tomar a defesa de que a Cartografia Escolar contribui para uma educação emancipadora dos alunos da EJA, é que se deu início a preocupação com os documentos orientadores que regem a modalidade no Brasil. Com base nisso, elaborou-se o objetivo geral da pesquisa, o qual buscou investigar como as escolas estruturam o currículo da EJA com foco no componente curricular da Geografia, e como a Cartografia Escolar, enquanto conteúdo e linguagem, insere-se ou não no processo formativo. Para o presente estudo, utilizou-se da abordagem qualitativa e da metodologia da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), tanto para a coleta de dados quanto para sua análise. Diante da disponibilidade de vários instrumentos para a coleta de dados, optou-se pela elaboração do questionário online. Como universo da pesquisa, tem-se um total de vinte escolas municipais que ofertam a EJA, das quais somente nove disponibilizaram seus PPPs para o estudo. No que diz respeito aos questionários, estes foram encaminhados via endereço eletrônico para a Secretaria Municipal de Educação de Pelotas; diretores das escolas e professores de Geografia que atuam na EJA. A partir da análise dos currículos e da aplicação dos questionários aos participantes da pesquisa, têm-se os seguintes resultados: com relação ao questionário respondido pela SMED, apesar das respostas sucintas, pode-se inferir algumas considerações de como a gestão trata a modalidade, destacando a ênfase à possibilidade da criação de um documento orientador pensado para a EJA Pelotas–RS. A elaboração desse documento, conforme informações coletadas, permitirá um alinhamento mais claro das diretrizes e práticas, isso garantirá a todos os envolvidos um melhor entendimento sobre objetivos e procedimentos da modalidade, servindo de apoio para os educadores. Com relação ao questionário respondido pelas coordenações das escolas, estas relatam que indicam o uso da BNCC para os professores, contudo, mencionam não haver uma comissão destinada a pensar e organizar os conteúdos que serão ministrados. Quanto às respostas dos professores, estes relatam o uso de diversos critérios para a seleção de conteúdos de Geografia. Elencam a Cartografia Escolar como um conteúdo pouco explorado e que os alunos possuem maior dificuldade. Também foi relatado que o currículo pouco atrativo gera com maior frequência a evasão escolar. Em suma, os dados analisados demonstram que a EJA ainda enfrenta desafios estruturais significativos, que acabam comprometendo sua qualidade. Defende-se que para a superação dos desafios é necessário haver um fortalecimento da formação continuada dos professores de Geografia e da maior visibilidade do componente curricular e da Cartografia Escolar nos documentos orientadores, assegurando, assim, uma educação mais crítica e emancipadora.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16481
Collections
  • PPGeo: Dissertações e Teses [100]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV