Mostrar el registro sencillo del ítem
Fotografias digitais na educação básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades
dc.creator | Linck, Jean Oliver | |
dc.creator | Lima, Paula Garcia | |
dc.creator | Pereira, Valdirene de Assunção | |
dc.creator | Meireles, Silvia Regina dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T15:31:31Z | |
dc.date.available | 2025-07-10T15:31:31Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.identifier.citation | LINCK, J. O. ; LIMA, P. G. ; PEREIRA, V. A. ; MEIRELES, S. R. S. . Fotografias Digitais na Educação Básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais ? UFSM/RS, v. 16, p. 1, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/84273. Acesso em: 9 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16532 | |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta uma proposta educativa de experimentação e investigação do cotidiano de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental, iniciada em 2021, visando estabelecer relações com as tecnologias móveis (Smartphones e Tablets) na produção de imagens digitais, através da linguagem da fotografia. Considerando relevante a preocupação em inserir as novas tecnologias na educação básica, propõe-se uma abordagem, onde o educando dialogue com a Arte, entre diferentes disciplinas de forma crítica, poética e reflexiva e com isso, produzir novos conhecimentos e aprendizagens. Ainda, busca-se desenvolver a autonomia dos envolvidos, numa postura de pesquisador e atuante em sua aprendizagem. Tendo como proposta dar visibilidade para que o aluno articulem práticas variadas, em um ideário pedagógico que parte de uma abordagem qualitativa e tece relações com uma pesquisa baseada em artes (PBA) e na perspectiva da Cultura Visual, verifica-se a possibilidade de se produzir registros visualidades narrativas, incentivar a escrita, a leitura e a representação, colaborando na construção de exposição virtual chamada “Imagens no meu caminho’’ no Instagram, um repositório como forma de compartilhamento da proposta e de culminar os resultados das produções. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UFSM | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Fotografias digitais | pt_BR |
dc.subject | Ensino da arte | pt_BR |
dc.subject | Autonomia e Protagonismo | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Dispositivos móveis | pt_BR |
dc.subject | Digital photographs | pt_BR |
dc.subject | Teaching of art | pt_BR |
dc.subject | Autonomy and Protagonism | pt_BR |
dc.subject | ICT | pt_BR |
dc.subject | Mobile devices | pt_BR |
dc.title | Fotografias digitais na educação básica: ensaios e experimentações na produção de visualidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital Photography in Basic Education: essays and experiments in theproduction ofvisualities | pt_BR |
dc.title.alternative | Fotografías Digitales en la Educación Básica: ensayos y experimentos en la producción de visualidades | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5902/1983734884273 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Design Gráfico: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Design Gráfico.