Show simple item record

dc.creatorSoares, Luciana Moraes
dc.creatorPaiva, Ana Laura Barros
dc.creatorFerraz, Silvana Rocha
dc.creatorLima, Paula Garcia
dc.date.accessioned2025-07-10T15:32:07Z
dc.date.available2025-07-10T15:32:07Z
dc.date.issued2022
dc.identifier.citationSOARES, L. M. ; PAIVA, A. L. B. ; FERRAZ, S. R. ; LIMA, P. G. . Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 14, p. 269-292, 2022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21309. Acesso em: 9 jul. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16533
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas durante uma pesquisa envolvendo a produção de narrativas digitais no Ensino Fundamental II, realizado no município de Dom Pedrito - RS, em contexto de pandemia. Como problemática central temos: Como a produção de narrativas digitais pode contribuir para o processo de desenvolvimento do protagonismo estudantil no contexto de pandemia? Para buscar as respostas, realizamos pesquisa bibliográfica, embasando o trabalho em teóricos como Caldart (2012), Barbosa (2011), Sibilia (2012) e Bogo (2012). Posteriormente realizamos uma pesquisa de campo, na qual utilizamos celulares para produção de fotografias e posterior montagem de vídeos em stop motion com foco no cotidiano dos estudantes. A produção de narrativas digitais se apresenta como uma possibilidade metodológica híbrida, que atende não apenas à necessidade de letramento digital dos estudantes, mas também a necessidade de adaptação das famílias ao digital, de modo que os estudantes assumiram o protagonismo na realização da proposta partindo da seleção das imagens e culminando no manuseio dos dispositivos e softwares.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUDESCpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação no campopt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectNarrativas digitaispt_BR
dc.subjectCountryside educationpt_BR
dc.subjectArtpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectDigital narrativespt_BR
dc.titleNarrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemiapt_BR
dc.title.alternativeDigital narratives: possibility of student protagonism in a pandemic contextpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5965/2175234614342022269
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record