Mostrar el registro sencillo del ítem
Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia
dc.creator | Soares, Luciana Moraes | |
dc.creator | Paiva, Ana Laura Barros | |
dc.creator | Ferraz, Silvana Rocha | |
dc.creator | Lima, Paula Garcia | |
dc.date.accessioned | 2025-07-10T15:32:07Z | |
dc.date.available | 2025-07-10T15:32:07Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.identifier.citation | SOARES, L. M. ; PAIVA, A. L. B. ; FERRAZ, S. R. ; LIMA, P. G. . Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia. PALÍNDROMO (ONLINE), v. 14, p. 269-292, 2022. Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/palindromo/article/view/21309. Acesso em: 9 jul. 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16533 | |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo socializar as experiências vivenciadas durante uma pesquisa envolvendo a produção de narrativas digitais no Ensino Fundamental II, realizado no município de Dom Pedrito - RS, em contexto de pandemia. Como problemática central temos: Como a produção de narrativas digitais pode contribuir para o processo de desenvolvimento do protagonismo estudantil no contexto de pandemia? Para buscar as respostas, realizamos pesquisa bibliográfica, embasando o trabalho em teóricos como Caldart (2012), Barbosa (2011), Sibilia (2012) e Bogo (2012). Posteriormente realizamos uma pesquisa de campo, na qual utilizamos celulares para produção de fotografias e posterior montagem de vídeos em stop motion com foco no cotidiano dos estudantes. A produção de narrativas digitais se apresenta como uma possibilidade metodológica híbrida, que atende não apenas à necessidade de letramento digital dos estudantes, mas também a necessidade de adaptação das famílias ao digital, de modo que os estudantes assumiram o protagonismo na realização da proposta partindo da seleção das imagens e culminando no manuseio dos dispositivos e softwares. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | UDESC | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Educação no campo | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Narrativas digitais | pt_BR |
dc.subject | Countryside education | pt_BR |
dc.subject | Art | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Digital narratives | pt_BR |
dc.title | Narrativas digitais: possibilidade de protagonismo estudantil em contexto de pandemia | pt_BR |
dc.title.alternative | Digital narratives: possibility of student protagonism in a pandemic context | pt_BR |
dc.type | article | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5965/2175234614342022269 | |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
Design Gráfico: Artigos avaliados por pares [17]
Abrange os arquivos de periódicos da área de Design Gráfico.