Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Raquel Silveira da
dc.date.accessioned2025-07-10T16:28:33Z
dc.date.available2025-07-25
dc.date.available2025-07-10T16:28:33Z
dc.date.issued2023-08-25
dc.identifier.citationSILVA, Raquel Silveira da. Singularidades sonoras de um patrimônio cultural e atribuições de sentidos a uma representação tridimensional e interativa. Orientadora: Adriane Borda Almeida da Silva. 2023. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16540
dc.description.abstractThe Coronel Pedro Osório Park and its surroundings are one of the main public gathering places for the citizens of Pelotas and the first item on a tourist itinerary through the city. It is situated within in the historic center of Pelotas city, its cultural and artistic value recognized by the National Historical and Artistic Heritage Institute. Much information has been gathered and systematized for understanding the biography of this cultural landscape of city of Pelotas. This information, often enhanced both by analog and digital photography, has addressed the sense of sight. In contrast, to provide greater accessibility to this information, the MODELA Pelotas Project developed by the Digital Graphics Teaching/Learning Study Group (GEGRADI) of the Faculty of Architecture and Urbanism (FAURB) at the University Federal of Pelotas (UFPel) has contributed to represent the form of the aforementioned urban space to allow tactile experience through physical models, associated with audio descriptions. However, there are few representations that expand the experience to include information about sound, under the premise that it is a unique characteristic of a place and an activator of memories capable of re-signifying cultural heritage. In view of these considerations, this study identifies and experiments with theories and technologies that facilitate thinking about a space of representation for the insertion of new layers of information relating to the sound singularities of the surrounding area of the Coronel Pedro Osório Square. To this end, it starts with a bibliographic and technological review in order to experiment with physical and/or digital gaming platforms that can be used in the context in question, based on existing digital and physical representations of the specified location. The study is based on reflections by Vilém Flusser, particularly on the concept of technical images and on the differentiation between open and closed games, and on the understanding of the term soundscapes, addressed by Murray Schafer. The research results contributed to advancing the development of the gradual addition of information method (AGI), constituted by GEGRADI, for the characterization of tactile models as assistive resources for the interpretation of cultural heritage. Thus, in addition to thinking about sound as a memory activator and as a producer of meaning about a heritage, the study points the way to expanding representational means for the cultural inclusion of people deprived of one of their senses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectPatrimônio arquitetônicopt_BR
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.subjectSoundscapept_BR
dc.subjectArchitectural heritagept_BR
dc.subjectSoundpt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.titleSingularidades sonoras de um patrimônio cultural e atribuições de sentidos a uma representação tridimensional e interativapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5940838041107822pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3860172079417937pt_BR
dc.description.resumoA Praça Coronel Pedro Osório e seu entorno são uma das principais referências de acolhimento público para os cidadãos pelotenses e o primeiro item de um roteiro turístico pela cidade. Situa-se no centro histórico de Pelotas, com seu valor cultural e artístico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Encontra-se reunida e sistematizada muita informação para a compreensão da biografia desta paisagem cultural. Esta informação, frequentemente potencializada tanto pela fotografia analógica como por imagens digitais, tem contemplado o sentido da visão. Como contraponto, para atribuir maior acessibilidade a esta informação, o Projeto MODELA Pelotas, desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Ensino/aprendizagem de Gráfica Digital (GEGRADI) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAURB) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem contribuído para representar a forma do referido espaço urbano para permitir a experiência tátil por meio de modelos físicos, associados à audiodescrições. Entretanto, são escassas as representações que ampliam a experiência para incluir informações sobre o som, sob a premissa de ser uma característica singular de um lugar e ativador de memorias capazes de ressignificar um patrimônio cultural. Frente a estas considerações, este estudo identifica e experimenta teorias e tecnologias que facilitam pensar um espaço de representação para a inserção de novas camadas de informação relativas às singularidades sonoras do entorno da Praça Coronel Pedro Osório. Para isto, partese de uma revisão bibliográfica e tecnológica, a fim de experimentar plataformas de jogos, físicas e/ou digitais, passíveis de serem utilizadas, junto a contextos educativos e/ou culturais, a partir do uso das representações digitais e físicas já existentes sobre o lugar aqui especificado. O estudo se apoia em reflexões de Vilém Flusser, particularmente sobre o conceito de imagens técnicas e sobre a diferenciação entre jogos abertos e fechados, e na compreensão do termo paisagem sonora, abordado por Murray Schafer. Os resultados da pesquisa contribuíram para avançar no desenvolvimento do método da adição gradual da informação (AGI), constituído pelo GEGRADI, para a caracterização de modelos táteis como recursos assistivos para a interpretação de um patrimônio cultural. Desta maneira, além de pensar o som como ativador de memória e como produtor de sentido sobre um patrimônio, o estudo aponta caminhos para ampliar os meios representacionais para a inclusão cultural de pessoas privadas de algum dos sentidos.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Adriane Borda Almeida da
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples