Mostrar registro simples

dc.creatorBacurim, Felisberto Júnior Pedro
dc.date.accessioned2025-07-10T21:16:38Z
dc.date.available2025-07-10T21:16:38Z
dc.date.issued2024-02-28
dc.identifier.citationBACURIM, Felisberto Júnior Pedro. A JAAC E A RENAJ da Guiné-Bissau e os seus repertórios de ação coletiva (2019-2023). 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16554
dc.description.abstractHis dissertation sought to understand, through repertoires of collective action, the sociopolitical participation of Guinean youth, the elements that Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) and the Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ) of Guinea-Bissau have of disagreements, approximations and the way they have used their ideologies and repertoires to transform the country. To this end, the dissertation discussed the socio-historical perspectives of youth participation in the process of building African States and Guinea-Bissau, as strategies that help to understand the current scenario in which Guinean youth are inserted. In this sense, the dissertation mobilized the theory of the youth category and collective action repertoires. With this, it is clear that youth presupposes a social category that encompasses the idea of age group and social perspectives, and is guided by sociocultural, political, economic, racial and geographic reality. Therefore, there is no such thing as youth, but rather youths. Collective action repertoires constitute the forms of collective action of social organizations, which vary depending on the case and the social, political, economic and environmental reality of societies. Finally, the bibliographic, qualitative, exploratory approach, semi-structured interview and comparative data analysis constitute the methodological basis of this dissertation.pt_BR
dc.description.sponsorshipSem bolsapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectJAACpt_BR
dc.subjectRENAJpt_BR
dc.subjectRepertórios de ação coletivapt_BR
dc.subjectTransformações sociaispt_BR
dc.subjectGuiné-Bissaupt_BR
dc.titleA JAAC e a RENAJ da Guiné-Bissau e os seus repertórios de ação coletiva (2019-2023): (des) encontros, aproximações e transformações sociaispt_BR
dc.title.alternativeJAAC and RENAJ of Guinea-Bissau and their collective action repertoires (2019-2023): (dis)encounters, approaches and social transformationspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7290610857048980pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4733540920244003pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação buscou compreender, por meio de repertórios de ação coletiva, a participação sociopolítica da juventude guineense, os elementos que a Juventude Africana Amílcar Cabral (JAAC) e a Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ) da Guiné-Bissau têm de desencontros, aproximações e a forma como têm utilizado as suas ideologias e repertórios para a transformação do país. Para isso, a dissertação discutiu as perspectivas sóciohistóricas da participação da juventude no processo da construção dos Estados africanos e da Guiné-Bissau, como sendo as estratégias que ajudam a entender o atual cenário no qual está inserida a juventude guineense. Neste sentido, a dissertação mobilizou a teoria da categoria juventude e de repertórios de ação coletiva. Com isso, percebe-se que a juventude pressupõe uma categoria social que engloba a ideia da faixa etária e das perspectivas sociais, e são orientadas pela realidade sociocultural, política, econômica, racial e geográfica. Por isso, não existe juventude, mas, sim, juventudes. Os repertórios de ação coletiva constituem as formas de atuação coletiva das organizações sociais, que variam em conformidade com o caso, a realidade social, política, econômica e ambiental das sociedades. Enfim, a abordagem bibliográfica, qualitativa, exploratória, entrevista semiestruturada e análise comparativa de dados constituem a base metodológica desta dissertação.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Simone da Silva Ribeiro
dc.subject.cnpq1SOCIOLOGIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples