• português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Faculdade de Enfermagem - FE
  • Pós-Graduação em Enfermagem - PPGEnf
  • PPGEnf: Dissertações e Teses
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Treinamento de gatekeepers como estratégia de prevenção do suicídio no contexto universitário: um estudo qualitativo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação_Juliana Antunes Souza.pdf (10.51Mb)
Data
2024-08-26
Autor
Souza, Juliana Antunes
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O tema deste estudo é a prevenção do suicídio no contexto universitário. O objetivo foi analisar a participação de servidores e estudantes universitários em um treinamento de gatekeepers sobre prevenção do suicídio. O modelo escolhido foi o do QPR Institute, dos Estados Unidos, no qual a pesquisadora foi certificada para ser instrutora. Por tratar-se de pesquisa com seres humanos, submetemos nosso trabalho à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas, que produziu parecer favorável sob nº 75179023.1.0000.5317. A metodologia utilizada foi o estudo de caso único, em uma abordagem qualitativa. Trinta e cinco (35) participantes receberam o treinamento, dos quais trinta e um (31) sujeitos – seis (06) servidores docentes, doze (12) servidores técnico-administrativos e treze (13) discentes - aceitaram participar da segunda etapa da pesquisa, que consistia em responder uma entrevista semiestruturada sobre a participação no treinamento, que ocorreu nas dependências da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na primeira semana de dezembro de 2023. A produção de dados foi realizada entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024. Para análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva, frequência e percentual, para comparações das respostas objetivas em uma pesquisa de igual teor aplicada antes e imediatamente após o treinamento, conforme prevê a metodologia Question, Persuade, Refer. Além disso, categorizou-se as respostas de duas questões abertas contidas no formulário de inscrição e das cinco perguntas da entrevista semiestruturada posterior ao treinamento, para o que utilizamos a análise temática de conteúdo. Os resultados demonstraram mudanças autorreferidas nos conhecimentos sobre a prevenção do suicídio, incluindo o enfrentamento dos tabus relacionados ao tema, como a necessidade de fazer abertamente a pergunta sobre suicídio, o melhor manejo na condução da abordagem de uma pessoa com comportamento suicida, a segurança de conhecer melhor a rede de atenção psicossocial do município de Pelotas/RS apta a receber a crise suicida. Os participantes recomendaram a institucionalização do treinamento, para contemplar o maior número de estudantes e servidores (docentes, técnico-administrativos e terceirizados) que compõem a comunidade acadêmica. Concluiu-se que a participação no treinamento de gatekeepers, segundo os sujeitos treinados, é uma estratégia viável que contribui para o cenário da prevenção do suicídio no contexto universitário, considerando-se como limites a aplicabilidade à realidade da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), instituição a qual pertencem os participantes.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16635
Collections
  • PPGEnf: Dissertações e Teses [183]

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de AcessoEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas de Conhecimento (CNPq)DepartamentosProgramasTipos de DocumentoTipos de Acesso

Minha conta

EntrarCadastro

Estatística

Ver as estatísticas de uso

DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
Entre em contato | Deixe sua opinião
Theme by 
Atmire NV