Mostrar el registro sencillo del ítem
Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças
dc.creator | Souza, Desirée Goulart | |
dc.date.accessioned | 2025-08-08T11:35:38Z | |
dc.date.available | 2025-07-30 | |
dc.date.available | 2025-08-08T11:35:38Z | |
dc.date.issued | 2024-12-16 | |
dc.identifier.citation | SOUZA, Desirée Goulart. Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças. Orientadora: Priscila Lopes Cardozo. 2024. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16928 | |
dc.description.abstract | The aim of this study was to check the gender stereotype subtle threat effects on learning a dance motor skill, pirouette, in children. Sixty-four boys with an average age of 9.17 years did a pirouette en dehors from the fourth position. The participants were randomized and equated for their ages in four experimental groups: Subtle Stereotype Threat group (SST), Reduced Stereotype Threat group (RST), Reduced and Subtle Stereotype Threat group (R – SST) and Control group (C). The study was carried out in three stages: two pre-test attempts and fifteen practice attempts on the first day and five attempts in the retention test with no induction related to Stereotype on the second day. After the pre-test, the participants watched videos about pirouette performances according to experimental manipulation. The participants watched a video twice. The first group (SST) watched a video of an expert woman's pirouette performance. The second group (RST) watched a video of an expert man's pirouette performance. The third group (R-SST) watched both videos but one participant watched the woman’s video first and then the man’s. Another participant watched the man's video first and then the woman’s and so on. The Control group did not watch any videos. After the fifth and tenth attempts, reinforcement over the experimental manipulation were provided. Intrinsic motivation, affective style and persistence questionnaires were submitted to the participants after the pre-test, practice stage and before the retention test. At the end of the third stage, the manipulation check was applied. The results showed that the SST and Control groups had a worse performance and learning than the other groups with reduced threat (RST and R-SST). The study concluded that the subtle stereotype threat impaired the performance and learning of a children’s dance skill. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Sem bolsa | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem motora | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Estereótipo | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | Motor learning | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.subject | Stereotype | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | Children | pt_BR |
dc.title | Efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança em crianças | pt_BR |
dc.title.alternative | Effects of the subtle threat of gender stereotypes on children's motor skill learning in dance | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorID | https://orcid.org/0009-0005-2736-2532 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3371188347443950 | pt_BR |
dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-9488-9597 | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1712413211458082 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da ameaça sutil de estereótipo de gênero na aprendizagem de uma habilidade motora da dança, a pirueta, em crianças. Sessenta e quatro meninos, com idade média de 9,17 anos (DP = 0,984) realizaram a pirueta en dehors, a partir da quarta posição. Os participantes foram randomizados e equiparados em relação à idade em quatro grupos experimentais: grupo Ameaça de Estereótipo Sutil (AES), grupo Ameaça de Estereótipo Reduzido (AER), grupo Ameaça de Estereótipo Sutil e Reduzida (AES - R) e grupo Controle (C). Três fases compuseram o estudo: duas tentativas de pré-teste e 15 tentativas de prática no primeiro dia e cinco tentativas no teste de retenção induções relacionadas ao estereótipo no segundo dia. Após o pré-teste, os participantes assistiram a vídeos de execução da pirueta conforme manipulação experimental. Os participantes assistiram a um vídeo duas vezes. Grupo AES o vídeo de uma modelo expert mulher, grupo AER o vídeo de um modelo expert homem, o grupo AES-R o vídeo de ambos os modelos realizando a pirueta, e de maneira alternada a cada participante (ex., modelo feminino/ modelo masculino X modelo masculino/ modelo feminino), enquanto os participantes do grupo controle não assistiram ao vídeo. Reforços sobre a manipulação experimental foram fornecidos após a quinta e décima tentativa. Questionários de motivação intrínseca, afetos e persistência foram aplicados após o pré-teste, fase de prática e antes do teste de retenção. Ao final da terceira fase, foi aplicada a checagem de manipulação. Os resultados revelam que os grupos AES e Controle apresentaram pior desempenho e aprendizagem do que os grupos com redução da ameaça (AER e AES-R). Conclui-se que a ameaça de estereotipo sutil prejudicou o desempenho e a aprendizagem de uma habilidade da dança de crianças. | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Cardozo, Priscila Lopes | |
dc.subject.cnpq1 | EDUCACAO FISICA | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)
-
PPGEF: Dissertações e Teses [348]
Abrange as dissertações e teses da área de Pós-Graduação em Educação física.