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Efeitos de um programa remoto de treinamento físico combinado com treinamento cognitivo para pessoas idosas com risco aumentado de vulnerabilidade clínico-funcional: um ensaio clínico randomizado

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Dissertação_Franciele Berní de Oliveira.pdf (7.485Mb)
Data
2024-02-09
Autor
Oliveira, Franciele Berní de
Metadata
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Resumo
O objetivo desse estudo foi verificar os efeitos crônicos de um programa remoto de 12 semanas de treinamento físico combinado com treinamento cognitivo, para pessoas idosas com risco aumentado de vulnerabilidade clínico-funcional sobre os parâmetros de capacidade funcional, capacidade cognitiva, qualidade de vida e desempenho ocupacional. Participaram do estudo 26 pessoas idosas, com idade média de 68,8 ± 6,4 anos, de ambos os sexos, sedentários e com risco de vulnerabilidade clínico-funcional aumentado. Os participantes foram randomizados e alocados em uma proporção de 1:1 em dois grupos de treinamento, grupo intervenção de treinamento físico combinado com treinamento cognitivo (TFC; n=13) e grupo controle ativo incluindo apenas treinamento físico (TF; n=13). Ambos os grupos receberam os treinamentos de forma remota, domiciliar e supervisionada. Os programas de treinamento tiveram duração de 12 semanas. O TF recebeu duas sessões semanais e o TFC três sessões semanais, pois foi acrescido o treino de cognitivo. Para manter o treinamento de intensidade moderada, a Escala de Borg foi utilizada (intensidade 3). Foram realizados testes pré e pós-treinamento em ambos grupos, nas seguintes variáveis: desfechos primários função cognitiva através do Mini Exame do Estado Mental (MEEM), equilíbrio dinâmico com e sem dupla tarefa, através do Teste Timed Up And Go (TUG), e nos desfechos secundários Índice de Vulnerabilidade Clínico-Funcional (IVCF), Força de preensão manual, Teste de sentar e levantar (30-s Chair Stand), World Health Organization Quality of Life bref (WHOQOL-bref), Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS), Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM), Digit Span Test (DST) e Fluência Verbal Categoria Animais. A análise dos dados foi realizada por intenção de tratar (ITT) utilizando o teste Generalized Estimating Equations (GEE) e teste post-hoc de Bonferroni (α=0,05). Os resultados demonstraram que o desempenho nos testes TUG e TUG com dupla tarefa apontaram melhora estatisticamente significativa no efeito tempo (p=0,01 e p=0,02 respectivamente) em ambos os grupos, assim como IVCF (p <0,01), WHOQOL-bref domínio físico (p=0,01), psicológico (p=0,02) e meio ambiente (p=0,04), Fluência Verbal Categoria Animais (p <0,01), DST (p=0,03), 30-s Chair Stand (p <0,01), pressão arterial diastólica (p=0,01), COPM desempenho (p <0,01) e satisfação (p <0,01). É possível concluir que o estudo apresentou resultados positivos para a população, entretanto o treinamento cognitivo não trouxe benefícios adicionais quando comparado ao treinamento físico de forma isolada.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/16932
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [339]

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