O Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusão
Resumo
A cidade de Pelotas conta atualmente com um grande número de alunos com
deficiência, intelectual, visual, física, auditiva e transtorno do espectro autista inseridos
na rede municipal de ensino. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e
Desporto (SMED) de Pelotas desenvolve o Projeto Paradesporto, visando fomentar o
paradesporto no município através de ações como a capacitações de professores e a
realização de jogos paraescolares. Para tanto, este estudo teve como objetivo
compreender o Projeto do Paradesporto da SMED Pelotas como uma oportunidade de
formação continuada e sua contribuição prática pedagógica dos professores de
Educação Física. Tal investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e os
sujeitos da pesquisa foram 19 professores de educação física da rede municipal de
ensino selecionados pela participação nas ações do projeto Paradesporto a partir da
análise documental dos relatórios de formações e jogos paraescolares fornecidas pelo
Paradesporto. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um
questionário misto e uma entrevista semiestrutura que posteriormente analisadas
através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que para a maioria dos
professores do estudo a participação no Projeto Paradesporto trouxe contribuições para
a sua prática pedagógica, como a inserção de modalidades paradesportivas nas aulas
de educação física. Entretanto, os sujeitos do estudo visualizam que ainda há uma
demanda de formações acerca da temática e sinalizam que as ações do Projeto
Paradesporto de capacitações e oficinas se constituem como um caminho ideal para
fomentar as atividades paradesportivas na sua prática docente, sendo portanto um
planejamento estratégico de aproximação com professores e alunos com deficiência.