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O Projeto Paradesporto da SMED/Pelotas como uma oportunidade de formação continuada na prática docente dos professores de Educação Física: desafios da inclusão

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Dissertação_Rafael Mello Martins.pdf (4.599Mb)
Data
2024-08-26
Autor
Martins, Rafael Mello
Metadata
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Resumo
A cidade de Pelotas conta atualmente com um grande número de alunos com deficiência, intelectual, visual, física, auditiva e transtorno do espectro autista inseridos na rede municipal de ensino. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED) de Pelotas desenvolve o Projeto Paradesporto, visando fomentar o paradesporto no município através de ações como a capacitações de professores e a realização de jogos paraescolares. Para tanto, este estudo teve como objetivo compreender o Projeto do Paradesporto da SMED Pelotas como uma oportunidade de formação continuada e sua contribuição prática pedagógica dos professores de Educação Física. Tal investigação seguiu os pressupostos da pesquisa qualitativa e os sujeitos da pesquisa foram 19 professores de educação física da rede municipal de ensino selecionados pela participação nas ações do projeto Paradesporto a partir da análise documental dos relatórios de formações e jogos paraescolares fornecidas pelo Paradesporto. Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos um questionário misto e uma entrevista semiestrutura que posteriormente analisadas através da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que para a maioria dos professores do estudo a participação no Projeto Paradesporto trouxe contribuições para a sua prática pedagógica, como a inserção de modalidades paradesportivas nas aulas de educação física. Entretanto, os sujeitos do estudo visualizam que ainda há uma demanda de formações acerca da temática e sinalizam que as ações do Projeto Paradesporto de capacitações e oficinas se constituem como um caminho ideal para fomentar as atividades paradesportivas na sua prática docente, sendo portanto um planejamento estratégico de aproximação com professores e alunos com deficiência.
URI
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17014
Collections
  • PPGEF: Dissertações e Teses [348]

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