Mostrar registro simples

dc.creatorTriaca, Lívia Madeira
dc.date.accessioned2025-08-21T10:19:46Z
dc.date.available2025-08-17
dc.date.available2025-08-21T10:19:46Z
dc.date.issued2014-07-07
dc.identifier.citationTRIACA, Lívia Madeira. Ensaios sobre os determinantes do atraso escolar no Brasil. 2014. 58f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Organizações e Mercados, Instituto de Ciências Humanas, Universidade Federal de Pelotas, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17151
dc.description.abstractThis work suggests analyze associated factors due, Brazilian’s teenagers´ school delay trough the estimation from a logistic model. The first article analyzes how socioeconomics roots and educational inputs have influence on school delay. Utilizing the survey Sistema de Avaliação da Educação Básica 2011 (SAEB) we observed variables related to students and their families also variables to the schools attributes and its teachers. Due to the endogeneity presented by refereed variables to schools, we estimated a controlled logistic model for fixed effects. The option of studying independently urban and rural areas is due to high levels of discrepancies between age and grade on the rural areas. On generally the results found follows the literature that defends the socioeconomic origin as major determining on educational results. Socioeconomics conditions, health and risk behavior experimented on teenager may bring problems to scholar success. The second work analyzes how these factors have impact on school delay utilizing the longitudinal data the 1993 Pelotas birth cohort. The result shows that socioeconomic factors, health conditions and behavioral characteristics are determinant on educational results. Risk behavior seems to have a strong influence on academic development. Alcohol, tobacco and early pregnancy rises significantly the chances of scholar delay on teenagers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAtraso escolarpt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectDefasagem idade-sériept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSchool delaypt_BR
dc.subjectTeenagerspt_BR
dc.subjectAge-serie delaypt_BR
dc.titleEnsaios sobre os determinantes do atraso escolar no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEssays about the determinants of school delay in Brazilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0001-7192-6554pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3783697662741852pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4553651724692559pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho propôs analisar os fatores associados ao atraso escolar dos adolescentes brasileiros. Através da estimação de um modelo logístico, o primeiro artigo analisa como a origem socioeconômica e insumos educacionais influenciam no atraso escolar. Utilizando-se da base de dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2011 (SAEB), observamos variáveis relacionadas às características do aluno e de seus familiares e variáveis referentes a atributos das escolas e de seus professores. Devido à endogeneidade apresentada pelas variáveis referentes às escolas, estimamos um modelo logístico controlando para efeitos fixos. Devido ao maior percentual de atraso escolar nas áreas rurais, o trabalho optou por analisar o meio urbano e o meio rural de forma independente. No geral, os resultados encontrados seguem a linha da literatura que defende a origem socioeconômica como o principal determinante dos resultados educacionais. Condições socioeconômicas, de saúde e comportamentos de risco, adotados na adolescência, podem vir a serem obstáculos ao sucesso escolar. O segundo trabalho busca analisar como esses fatores impactam no atraso escolar, utilizando a base de dados longitudinal da coorte de nascimentos de Pelotas de 1993. Os resultados mostram que fatores socioeconômicos, condições de saúde e características comportamentais são importantes preditores do resultado educacional. Comportamentos de risco parecem exercer uma forte influência no desempenho acadêmico. O consumo de álcool, tabaco e a gravidez precoce aumentam de forma significativa às chances de atraso escolar em adolescentes.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Organizações e Mercadospt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Tejada, César Augusto Oviedo
dc.subject.cnpq1ECONOMIApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples