Influência do ambiente universitário na intenção empreendedora: uma análise comparativa para universidades públicas e privadas no Brasil

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Data
2015-04-29Autor
Barral, Maria Renata Martínez
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Este estudo teve como objetivo analisar a intenção empreendedora (IE) em diferentes ambientes institucionais no Brasil: Universidades Públicas e Privadas. Para tal, foi utilizado o modelo de Krueger et al., (2000), conhecido como Modelo Clássico de Intenções Empreendedoras. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado em três universidades públicas e três privadas em cidades do sul do Brasil: Pelotas, Rio Grande e da região metropolitana de Porto Alegre. Foi realizada uma análise comparativa utilizando o método econométrico de diferenças em diferenças. Além disso, foi testada a consistência entre os dados e o modelo proposto. Os resultados estão de acordo com parte de estudos anteriores mostrando que os estudantes de universidades privadas têm intenções empreendedoras mais elevadas, no entanto, os nossos dados mostram também que os alunos já tinham esse comportamento antes de entrarem na universidade. Assim, não há diferença na influência do ambiente universitário público e privado na IE, exceto no fator que expressa o desejo de aprender sobre empreendedorismo. Já quanto à consistência do modelo de Krueger et al. (2000) não obtemos ajustes suficientes para validar a sua estrutura.