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dc.creatorLuz, Rafael Oliveira Corrêa
dc.date.accessioned2025-09-02T10:54:44Z
dc.date.available2025-09-02T10:54:44Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.identifier.citationLUZ, Rafael Oliveira Corrêa. Atividades físicas no uso da cidade: percepção ambiental e apropriação de vias requalificadas na cidade de Pelotas/RS. 2021. 233 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17246
dc.description.abstractPhysical activity is present in the daily lives of most people, most of them do it without even realizing it, like walking with (or without) towards a destination or taking a bike to go to a friend, for example. Many actions related to acts like these are provided by the physical environment, especially roads, flowerbeds, sidewalks and traffic lanes. The concerns of public bodies with the quality of urban roads in terms of encouraging mobility have been emerging. In view of this, part of the efforts to improve public spaces are focused on the requalification of urban roads which have a high investment value. However, these investments often do not include user evaluations regarding the works delivered. In addition, studies that address physical activities related to public space largely infer about spaces in squares, parks or where specific furniture is present (outdoor gyms). This work has an interdisciplinary character, based on contents from the areas of urbanism, physical education and environmental psychology. It arises from the need to link the post-occupancy assessment of roads that provide different types of physical activities with the ways users perceive and interact with these environments. The quantitative-qualitative methodological approach takes place in sections of Avenue Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) and Avenue Domingos de Almeida (DA) in Pelotas, RS. The two avenues underwent a restructuring process at different levels of intervention through resources from the Growth Acceleration Program (PAC) – Mobility Medium-sized cities and have a great historical role and in the city's road hierarchy. Through the interaction of documentary, metric and photographic surveys, the on-site analysis found the lack of compatibility of some elements in the execution of JK Avenue and lack of maintenance in DA. The interpretation of data obtained by behavioral maps and interviews showed the predominance of men in these spaces linked to physical activities of displacement. Users' perception of use in continuous leisure physical activity was directly related to evaluation criteria based on sensations of safety and thermal and aesthetic comfort.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAvaliação pós-ocupaçãopt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.subjectPercepção ambientalpt_BR
dc.subjectRequalificação urbanapt_BR
dc.subjectRelações ambiente - comportamentopt_BR
dc.subjectPost-occupancy assessmentpt_BR
dc.subjectPhysical activitypt_BR
dc.subjectEnvironmental perceptionpt_BR
dc.subjectUrban requalificationpt_BR
dc.subjectRelationships environment behaviorpt_BR
dc.titleAtividades físicas no uso da cidade: percepção ambiental e apropriação de vias requalificadas na cidade de Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6621938427739687pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7704750589872182pt_BR
dc.description.resumoA atividade física está presente no cotidiano da maioria das pessoas, grande parte realiza-as sem mesmo perceber como no caminhar com (ou sem) rumo a um destino ou ao pegar a bicicleta para ir até um amigo, por exemplo. Muitas ações relacionadas a atos como esses passam por ser propiciadas pelo ambiente físico, sobretudo as vias, canteiros, calçadas e faixas de circulação. As preocupações dos órgãos públicos com a qualidade das vias urbanas no tocante do estímulo da mobilidade tem sido emergente. Frente a isto parte dos esforços para a melhoria dos espaços públicos estão centrados nas requalificações de vias urbanas as quais possuem alto valor de investimento. No entanto, esses investimentos, muitas vezes não contemplam avaliações dos usuários quanto às obras entregues. Além disso, os estudos que abordam as atividades físicas relacionadas ao espaço público em grande parte inferem sobre espaços de praças, parques ou onde há a presença de mobiliário específico (academias ao ar livre). Este trabalho possui caráter interdisciplinar, tendo como base conteúdos das áreas do urbanismo, educação física e psicologia ambiental. Surge da necessidade de interligação da avaliação pós-ocupação de vias que propiciam diferentes tipos de atividades físicas com as formas que os usuários percebem e interagem com esses ambientes. A abordagem metodológica quanti-qualitativa ocorre em trechos da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira (JK) e avenida Domingos de Almeida (DA) em Pelotas, RS. As duas avenidas passaram por um processo de reestruturação em diferentes níveis de intervenção através de recursos oriundos do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC) – Mobilidade Médias cidades e possuem grande papel histórico e na hierarquia viária da cidade. Por meio da interação dos levantamentos documental, métrico e fotográfico a análise in loco constatou a falta de compatibilidade de alguns elementos na execução da avenida JK e falta de manutenção na DA. A interpretação dos dados obtidos pelos mapas comportamentais e entrevistas apontaram a predominância de homens nesses espaços atrelada a atividades físicas de deslocamento. A percepção dos usuários para usos em atividade física de lazer contínuas foi diretamente relacionada a critérios de avaliação pautados nas sensações de segurança e de conforto térmico e estético.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Medvedovski, Nirce Saffer
dc.subject.cnpq1ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR


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