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dc.creatorCosta, Christian Peres da
dc.date.accessioned2025-09-09T09:41:17Z
dc.date.available2025-09-06
dc.date.available2025-09-09T09:41:17Z
dc.date.issued2024-12-20
dc.identifier.citationCOSTA, Christian Peres. A implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RS. 2024. 158f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17329
dc.description.abstractThe Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implemented in the municipality of Pelotas/RS in 2020 through the Municipal Guiding Document (DOM), is a normative framework that follows a traditional curriculum model aligned with market-oriented interests, emerging in Brazil's politically turbulent context after the 2016 coup. This dissertation, descriptive and qualitative in nature, aimed to analyze the changes in the teaching practices of physical education teachers in Pelotas/RS's municipal elementary schools due to the implementation of the BNCC. Interviews were conducted with six municipal teachers, and the collected data were analyzed using a content analysis method inspired by Laurence Bardin. The results indicated that the BNCC's implementation brought significant challenges, such as an increased bureaucratic workload and a disconnect between the document's guidelines and the practical realities of schools, particularly regarding infrastructure and resources. Nevertheless, a moderate sense of optimism about the future of physical education was observed, albeit not necessarily linked to the BNCC. The study also highlighted the need for curricular organization, a factor that fosters the acceptance of the document while emphasizing that the BNCC is not the only possible pathway to achieving quality physical education.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationpt_BR
dc.subjectNational Common Curricular Basept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectEducational policiespt_BR
dc.titleA implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto da educação física e as nuances deste processo: as percepções de docentes da rede municipal de Pelotas/RSpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7164221896169213pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5370821019842563pt_BR
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (BNCC), implementada no município de Pelotas/RS em 2020 por meio do Documento Orientador Municipal (DOM), é um documento normativo que segue um modelo tradicional de currículo voltado para interesses mercantilistas, surgindo em um cenário político conturbado no Brasil após o golpe de 2016. Esta dissertação, de caráter descritivo e qualitativo, teve como objetivo analisar as mudanças no trabalho docente dos professores de Educação Física do ensino fundamental em Pelotas/RS decorrentes da implementação da BNCC. Foram realizadas entrevistas com seis professoras da rede municipal, e os dados coletados foram analisados com base no método de análise de conteúdo inspirado em Laurence Bardin. Os resultados indicaram que a implementação da BNCC trouxe desafios significativos, como aumento da carga de trabalho burocrático e desconexão entre as diretrizes do documento e a realidade escolar, sobretudo em termos de infraestrutura e materiais. Apesar disso, foi percebido um otimismo moderado em relação ao futuro da Educação Física, embora este não esteja necessariamente associado à BNCC. A pesquisa também revelou a necessidade de uma organização curricular, aspecto que contribui para a aceitação do documento, mas reforça que a BNCC não é a única solução possível para uma Educação Física de qualidade.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Ilha, Franciele Roos da Silva
dc.subject.cnpq1EDUCACAO FISICApt_BR


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