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dc.creatorLopes, Daniele Ferreira
dc.date.accessioned2025-09-29T07:54:15Z
dc.date.available2025-09-28
dc.date.available2025-09-29T07:54:15Z
dc.date.issued2025-09-12
dc.identifier.citationLOPES, Daniele Ferreira. Concreto com cinza de carvão: Otimização do Traço pelo Delineamento Box-Behnken e Avaliação Eletroquímica frente a Íons Cloreto. Orientador: César Oropesa Avellaneda. Coorientadora: Sabrina Neves da Silva. 2025. 110 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais. Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/17691
dc.description.abstractThe growing demand for Portland cement in the construction industry imposes significant environmental impacts, driving the search for sustainable alternatives. This study evaluated the feasibility of incorporating fly ash (FA) from coal combustion in thermoelectric plants in the Campanha region (RS, Brazil) as a supplementary cementitious material. The main objective was to optimize the concrete mix with FA using the Box–Behnken design, aiming to maximize mechanical and electrochemical performance against chloride ion ingress. Two FA samples were initially characterized in terms of physicochemical composition, amorphous content, and pozzolanic potential. The sample with higher specific surface area and amorphism (FA-I) was selected for subsequent testing. Concrete specimens with different replacement levels (5%, 10%, and 15%) were produced and tested for compressive strength. Statistical modeling identified the optimal combination of replacement level, water-to-cement ratio, and curing time. The optimized mix was defined as 9.52% replacement with FA I, water-to-cement ratio of 0.53, and 38 days of curing, yielding the best mechanical performance and model fit (R² = 0.925). The optimized mix was further subjected to accelerated corrosion tests under chloride exposure. Results revealed low corrosion current density (icorr), high charge transfer resistance, the formation of diffusive barriers, and a denser microstructure with reduced permeability. These findings demonstrate the technical and environmental feasibility of using FA-I as a mineral addition, highlighting the benefits of statistical optimization in improving concrete durability and sustainability under chloride attack.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectConcretopt_BR
dc.subjectCinza volantept_BR
dc.subjectCorrosãopt_BR
dc.subjectEspectroscopiapt_BR
dc.subjectÍons cloretopt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectConcretept_BR
dc.subjectFly ashpt_BR
dc.subjectCorrosionpt_BR
dc.subjectEpectroscopypt_BR
dc.subjectChloride ionspt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.titleConcreto com cinza de carvão: otimização do traço pelo delineamento Box-Behnken e avaliação eletroquímica frente a Íons Cloretpt_BR
dc.title.alternativeCoal Ash Concrete: Mix Design Optimization Using Box–Behnken Design and Electrochemical Evaluation against Chloride Ionspt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0003-3321-9351pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4565695777098376pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9101375491904726pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva, Sabrina Neves da
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2845148446399032pt_BR
dc.description.resumoA demanda por cimento Portland na construção civil impõe sérios impactos ambientais, impulsionando a busca por alternativas sustentáveis. Neste contexto, esta pesquisa avaliou a viabilidade da incorporação de cinza volante (CV) proveniente da queima de carvão mineral de Usinas Termelétricas da região da Campanha (RS) como material cimentício suplementar. O objetivo principal foi otimizar o traço de concreto com CV por meio do delineamento Box-Behnken, buscando maximizar o desempenho mecânico e eletroquímico frente à ação de íons cloreto. Inicialmente, duas amostras de CV foram caracterizadas quanto à composição físico-química, grau de amorficidade e potencial pozolânico, sendo a CV-I, com maior área específica e amorfismo, selecionada para os ensaios posteriores. Em seguida, moldaram-se corpos de prova com diferentes teores de substituição (5%, 10% e 15%) e submetidos a ensaios de compressão. O método Box-Behnken identificou a combinação ótima entre teor de CV, fator água/cimento e tempo de cura. O traço otimizado foi definido como: 9,52% de substituição por CV-I, relação água/cimento de 0,53 e 38 dias de cura, resultando no melhor desempenho mecânico e ajuste do modelo (R² = 0,925). Por fim, o traço ótimo foi submetido a ensaios de corrosão acelerada em íons cloreto. Os resultados indicaram baixos valores de icorr, alta resistência à transferência de carga, barreiras difusivas e microestrutura mais densa, reduzindo a permeabilidade do concreto. Assim, comprovou-se a viabilidade técnica e ambiental do uso da CV-I, especialmente com abordagem de otimização estatística, melhorando a durabilidade e sustentabilidade do concreto frente à ação de íons cloreto.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqENGENHARIASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Avellaneda, César Antonio Oropesa
dc.subject.cnpq1ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALURGICApt_BR


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