Caderno de recortes de Pedro Wayne: os bastidores de um escritor da região da Campanha (1931 – 1951)
Resumen
Esta tese propõe a identificação e a análise das representações da Cultura Escrita, tal como registradas por Pedro Wayne em um caderno de recortes. O recorte temporal da investigação abrange o período de 1931, marco inicial da constituição dos registros pelo escritor, até 1951, ano de seu falecimento. A partir da imersão nesse acervo histórico, o estudo busca problematizar as motivações subjacentes à organização de suas produções literárias em formato de caderno, bem como analisar a contribuição da prática de colecionar recortes para a construção de sua identidade autoral e a dinâmica de suas publicações. A pesquisa insere-se no campo da História da Educação, fundamentada nos pressupostos da História Cultural (Chartier, 1990, 2002, 2011, 2014; Pesavento, 2014). Esta abordagem teórica oferece um arcabouço robusto para compreender as inter-relações entre cultura e sociedade, concentrando-se nas práticas culturais, suas representações e os significados a elas atribuídos. Tal perspectiva possibilita a elucidação das dinâmicas sociais e das experiências dos sujeitos ao longo do tempo, revelando tanto a moldagem das identidades humanas quanto a manifestação da memória em distintos contextos históricos. Os conceitos centrais explorados incluem “práticas e representações” (Chartier, 1990, 2000) e “Cultura Escrita” (Castillo-Gómez, 2003, 2012, 2020; Galvão, 2007, 2010). A contextualização do titular do arquivo pessoal foi realizada por meio da exploração de sua biografia e trajetória profissional. A análise subsequente dedicou-se à exploração dos diversos elementos textuais presentes no caderno (artigos, crônicas, cartas, manuscritos, anotações), buscando compreender como as práticas de escrita revelaram aspectos da formação intelectual de Pedro Wayne e como o contexto social, político e cultural da época foi determinante para que o caderno, em sua totalidade, se configurasse como seu arquivo pessoal. Sob uma perspectiva cultural, o estudo sublinha a relevância do caderno como fonte privilegiada para a compreensão de uma trajetória individual e coletiva, evidenciada pela representação dos elementos textuais ali dispostos. Identificado como um documento histórico que condensam informações, experiências formativas e práticas culturais, o objeto é percebido como uma relíquia que preserva vestígios do cotidiano do autor e da circulação de críticas e opiniões relevantes ao período. A materialidade dos recortes, manuscritos, cartas, anotações e demais elementos documentais permite inferir que a intenção do escritor era perpetuar sua memória, e, ao selecionar e guardar esses registros, ele constituiu seu próprio arquivo pessoal, sendo isso realizado através da análise documental. Este arquivo, por sua vez, permanece como representação e testemunho do passado, presente e futuro, servindo como inspiração para o campo da História da Educação e como fonte potencial para outros estudos interdisciplinares com enfoque na História Cultural.

