A corporeidade na formação inicial: O contexto da temática nos cursos de Educação Física das universidades federais do Rio Grande do Sul
Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral compreender como a temática
corporeidade atravessa a formação inicial de Educação Física nas universidades
federais do estado do Rio Grande do Sul e como objetivos específicos verificar qual a
compreensão dos docentes da instituição acerca da temática corporeidade e sua
relevância para a Educação Física, investigar a presença da temática corporeidade
no currículo de cada uma das universidades e discutir a importância dos Núcleos
Docentes Estruturantes de Educação Física e as discussões realizadas neste espaço.
A pesquisa encontra-se no campo das pesquisas qualitativas, caracterizada
descritiva, sendo um estudo de casos múltiplos. Nosso estudo contou com a
participação de 14 docentes do Núcleos Docentes Estruturantes dos cursos de
Educação Física das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. A coleta
de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e foram conduzidas
pela própria pesquisadora de forma presencial e online. A análise dos dados foi
conduzida por meio da análise de conteúdo. A presente pesquisa foi aprovada pelo
Comitê de Ética em Pesquisa pela Universidade Federal de Pelotas. A maioria dos
entrevistados cursou a formação inicial em universidades federais do Rio Grande do
Sul década de 80 e no início dos anos 2000. Em relação a presença da corporeidade
em suas trajetórias encontramos professores que relataram uma formação inicial
esportivizada, o que resultou na falta de contato com a temática corporeidade durante
esse período, porém esses mesmos docentes, ao iniciarem sua trajetória profissional
foram apresentados aos estudos da corporeidade. Outros docentes relataram que a
temática foi mencionada em algumas disciplinas durante formação, mas não
despertou interesse neles e acabam por não trabalhar com ela. Para além disso,
alguns sujeitos expõem que conheceram a corporeidade durante suas formações
iniciais e pós-graduações por meio dos escritos de alguns autores da área. Em relação
ao conceito que os entrevistados possuem da corporeidade um grupo sinalizou que a
corporeidade está associada às relações com o próprio corpo e com os outros
indivíduos e/ou com a sociedade; outros participantes a relacionam à forma como nos
apresentamos ao mundo; outros professores também definem a corporeidade como
um aspecto de unicidade. No que diz respeito a relevância da temática para a
Educação Física, a maioria dos professores assinalou a corporeidade como essencial,
fundamental e central. Para além disso, alguns sujeitos entrevistados atrelaram a
relevância da corporeidade dentro da Educação Física com a questão de respeito; em
outra perspectiva, alguns docentes colocam o movimento como foco central da
Educação Física e que junto com a corporeidade eles tornam-se o centro dos estudos
da área. Também foi encontrado respostas que colocam a corporeidade como
relevante na Educação Física para se pensar o corpo dos sujeitos para além do
biológico e outros colocam a corporeidade como um campo de estudo como tantos
outros.

