| dc.description.abstract | A gestão de resíduos sólidos é uma preocupação crescente nas instituições de ensino superior, que geram grandes volumes de resíduos diariamente, tanto recicláveis quanto orgânicos e perigosos. As universidades, como centros de intensa atividade acadêmica e administrativa, são responsáveis pela geração de diversos tipos de resíduos, e a forma como esses materiais são tratados pode ter um impacto significativo no meio ambiente. A adoção de práticas sustentáveis e de sistemas eficazes de manejo de resíduos é, portanto, essencial para minimizar os impactos ambientais e promover a conscientização da comunidade acadêmica e dos trabalhadores responsáveis pelo descarte desses resíduos (LIMA; ABREU, 2022). No contexto universitário, os funcionários terceirizados, responsáveis pela limpeza e manutenção das instalações, desempenham um papel central no manejo dos resíduos sólidos. Eles estão diretamente envolvidos na coleta, separação e descarte, sendo sua percepção e entendimento sobre essas práticas fundamentais para o sucesso das iniciativas de gestão ambiental. Para que o sistema funcione de maneira eficaz, é necessário que esses trabalhadores estejam cientes das políticas de descarte adotadas pela instituição e recebam as devidas orientações e treinamentos sobre a separação correta dos resíduos, especialmente no que se refere à distinção entre recicláveis e não recicláveis (ALLEIN et al., 2020). Diante dessa realidade, este estudo buscou analisar a percepção dos funcionários terceirizados do Campus Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas sobre o manejo de resíduos sólidos em um campus universitário de uma Instituição de Ensino Superior. | pt_BR |