Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorLima, Dyonatan Richer
dc.creatorPereira, Rogers Ademir Drunn
dc.date.accessioned2025-10-14T01:32:48Z
dc.date.available2025-10-14T01:32:48Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationLIMA, Dyonatan Richer; PEREIRA, Rogers Ademir Drunn. Atividades do projeto da CASIO na UFPel. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18046
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo descrever as atividades desenvolvidas pelo projeto “Treinamento em calculadoras com aplicações voltadas ao aprendizado das Ciências Exatas e da Terra e Engenharias” na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). O projeto tem como meta principal determinar a capacidade de autoaprendizagem das novas edições das calculadoras da CASIO disponibilizadas no Brasil. Para isso, tomou-se por referência o cálculo do azimute de um alinhamento, operação considerada básica para o ensino da Topografia I, disciplina obrigatória do curso de Agronomia da UFPel. Adotou-se como universo de pesquisa o número total de alunos da Agronomia fornecido pelo portal institucional da Universidade. Este estudo se mostra importante diante da elevada retenção/desistência dos alunos nas componentes curriculares associadas. Aplicou-se um questionário básico, com tempo de estimativa para a solução de cinco minutes, que permitiu inferir a adaptabilidade de um hardware específico e a dificuldade de realização de uma operação básica mesmo quando o indivíduo amostrado já apresenta alguma experiência na área. Sendo objetivo do CEG, este relatório também apresenta outras atividades desenvolvidas pelo bolsista contemplado.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectCalculadoraspt_BR
dc.subjectCASIOpt_BR
dc.titleAtividades do projeto da CASIO na UFPelpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem