Show simple item record

dc.creatorSantos, Guilherme Brahm dos
dc.date.accessioned2025-10-14T19:00:47Z
dc.date.available2025-10-14T19:00:47Z
dc.date.issued2025-08-20
dc.identifier.citationSANTOS, Guilherme Brahm dos. Ácidos e bases: um mapeamento histórico e epistemológico dos conceitos. 2025. 158 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18058
dc.description.abstractThis qualitative study was structured into three articles, each aligned with the overarching objective of investigating how the foundational concepts underlying the notions of acids and bases—currently taught in both Basic and Higher Education in Brazil—were historically constructed. The findings indicate that the didactic mediation of these concepts in secondary and university-level textbooks operates through selections, hierarchizations, and simplifications which, while pedagogically functional, result in significant epistemological distortions. It is argued that the historical and ontological ruptures inherent in the scientific development of these theories have been largely erased, giving way to linear narratives (Arrhenius → Bronsted-Lowry → Lewis) that obscure the dynamic nature of scientific knowledge and contribute to the formation of Bachelardian epistemological obstacles. At the secondary level, a phenomenological approach centered on Arrhenius predominates, whereas at the higher education level, a Bronsted-Lowry framework with symbolic formalism is dominant; however, in both contexts, the ontological dimension of Lewis’s process theory remains marginalized. These curricular choices are shown to reinforce alternative conceptions and to detach theoretical content from relevant applications. Consequently, the study emphasizes that responsible didactic mediation must transform historical ruptures into pedagogical tools, presenting theories as responses to specific problems, integrating macroscopic, submicroscopic, and symbolic dimensions dialectically, and connecting conceptual frameworks to real-world contexts.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectÁcidospt_BR
dc.subjectBasespt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleÁcidos e bases: um mapeamento histórico e epistemológico dos conceitospt_BR
dc.title.alternativeAcids and bases: a historical and epistemological mapping of conceptspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5378686412572224pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5824-306Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8526270736001728pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Soares, Alessandro Cury
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8512050912247402pt_BR
dc.description.resumoEsta é uma pesquisa de cunho qualitativo que foi dividida em três artigos organizados a partir do objetivo da pesquisa, que é investigar como se deu a construção dos conceitos que originaram a noção de ácidos e bases que é ensinada nos cursos da Educação Básica e Superiores atualmente no contexto brasileiro. Sendo assim, é possível assumir que esta dissertação demonstra que a mediação didática dos conceitos de ácidos e bases em livros do Ensino Médio e Superior opera mediante seleções, hierarquizações e simplificações que, embora pedagogicamente necessárias, geram distorções epistemológicas significativas. Desta forma, há discussões neste texto que demonstram um certo apagamento das rupturas históricas e ontológicas inerentes à construção científica, substituídas por narrativas lineares (Arrhenius → Bronsted-Lowry → Lewis) que dificultam a compreensão da natureza dinâmica do conhecimento, promovendo a criação de obstáculos epistemológicos bachelardianos. No Ensino Médio predomina uma abordagem fenomenológica centrada em Arrhenius, enquanto no Superior há hegemonia de Bronsted-Lowry com formalismo simbólico, mas ambos marginalizam a ontologia de processos de Lewis. Essas escolhas perpetuam concepções alternativas e descontextualizam aplicações relevantes. Sendo assim, foi possível evidenciar que uma mediação didática responsável deve transformar rupturas históricas em ferramentas pedagógicas, articulando teorias como respostas a problemas específicos, integrar dialeticamente macroscópico, submicroscópico e simbólico, e vincular conceitos a contextos reais.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Pastoriza, Bruno dos Santos
dc.subject.cnpq1QUIMICApt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record