| dc.creator | Santos, Guilherme Brahm dos | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-14T19:00:47Z | |
| dc.date.available | 2025-10-14T19:00:47Z | |
| dc.date.issued | 2025-08-20 | |
| dc.identifier.citation | SANTOS, Guilherme Brahm dos. Ácidos e bases: um mapeamento histórico e epistemológico dos conceitos. 2025. 158 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18058 | |
| dc.description.abstract | This qualitative study was structured into three articles, each aligned with the overarching objective of investigating how the foundational concepts underlying the notions of acids and bases—currently taught in both Basic and Higher Education in Brazil—were historically constructed. The findings indicate that the didactic mediation of these concepts in secondary and university-level textbooks operates through selections, hierarchizations, and simplifications which, while pedagogically functional, result in significant epistemological distortions. It is argued that the historical and ontological ruptures inherent in the scientific development of these theories have been largely erased, giving way to linear narratives (Arrhenius → Bronsted-Lowry → Lewis) that obscure the dynamic nature of scientific knowledge and contribute to the formation of Bachelardian epistemological obstacles. At the secondary level, a phenomenological approach centered on Arrhenius predominates, whereas at the higher education level, a Bronsted-Lowry framework with symbolic formalism is dominant; however, in both contexts, the ontological dimension of Lewis’s process theory remains marginalized. These curricular choices are shown to reinforce alternative conceptions and to detach theoretical content from relevant applications. Consequently, the study emphasizes that responsible didactic mediation must transform historical ruptures into pedagogical tools, presenting theories as responses to specific problems, integrating macroscopic, submicroscopic, and symbolic dimensions dialectically, and connecting conceptual frameworks to real-world contexts. | pt_BR |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Ácidos | pt_BR |
| dc.subject | Bases | pt_BR |
| dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
| dc.subject | História | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
| dc.title | Ácidos e bases: um mapeamento histórico e epistemológico dos conceitos | pt_BR |
| dc.title.alternative | Acids and bases: a historical and epistemological mapping of concepts | pt_BR |
| dc.type | masterThesis | pt_BR |
| dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5378686412572224 | pt_BR |
| dc.contributor.advisorID | https://orcid.org/0000-0002-5824-306X | pt_BR |
| dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8526270736001728 | pt_BR |
| dc.contributor.advisor-co1 | Soares, Alessandro Cury | |
| dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8512050912247402 | pt_BR |
| dc.description.resumo | Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo que foi dividida em três artigos organizados a partir do objetivo da pesquisa, que é investigar como se deu a construção dos conceitos que originaram a noção de ácidos e bases que é ensinada nos cursos da Educação Básica e Superiores atualmente no contexto brasileiro. Sendo assim, é possível assumir que esta dissertação demonstra que a mediação didática dos conceitos de ácidos e bases em livros do Ensino Médio e Superior opera mediante seleções, hierarquizações e simplificações que, embora pedagogicamente necessárias, geram distorções epistemológicas significativas. Desta forma, há discussões neste texto que demonstram um certo apagamento das rupturas históricas e ontológicas inerentes à construção científica, substituídas por narrativas lineares (Arrhenius → Bronsted-Lowry → Lewis) que dificultam a compreensão da natureza dinâmica do conhecimento, promovendo a criação de obstáculos epistemológicos bachelardianos. No Ensino Médio predomina uma abordagem fenomenológica centrada em Arrhenius, enquanto no Superior há hegemonia de Bronsted-Lowry com formalismo simbólico, mas ambos marginalizam a ontologia de processos de Lewis. Essas escolhas perpetuam concepções alternativas e descontextualizam aplicações relevantes. Sendo assim, foi possível evidenciar que uma mediação didática responsável deve transformar rupturas históricas em ferramentas pedagógicas, articulando teorias como respostas a problemas específicos, integrar dialeticamente macroscópico, submicroscópico e simbólico, e vincular conceitos a contextos reais. | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Química | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPel | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pastoriza, Bruno dos Santos | |
| dc.subject.cnpq1 | QUIMICA | pt_BR |