Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creatorMireski, Humberto
dc.date.accessioned2025-10-14T19:03:07Z
dc.date.available2025-10-14
dc.date.available2025-10-14T19:03:07Z
dc.date.issued2023-10-10
dc.identifier.citationMIRESKI, Humberto. O ideal e sua sombra: a concepção de formação (Bildung) na teoria estética de Winckelmann. Orientador: Robinson dos Santos. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18062
dc.description.abstractStarting from the assumption that images are essential to the formative processes to which modern German philosophy dedicated its reflection through the concept of Bildung, the present work aims, based on the aesthetic theory of Johann Joachim Winckelmann (1717 - 1768), to investigate such formation processes. that surround their concepts. Attributing the very purpose of art as pedagogical, Winckelmann seeks to establish classical Greece as a parameter not only aesthetic, but also ethical. In this sense, Greek antiquity will serve both as an ideal of aesthetic representation and as a utopian archetype of the political and moral dimension that presents itself as a need for cultural reform. Winckelmann's thought identifies the art of his time as a reflection of cultural decadence arising from an art generated by the monarchy and the Church, Greek antiquity would be the maximum idealization of a morality inserted in the image itself, that of the grandeur of the soul and simplicity noble.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectWinckelmannpt_BR
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectClassicismopt_BR
dc.subjectBildungpt_BR
dc.subjectAestheticspt_BR
dc.subjectClassicismpt_BR
dc.titleO ideal e sua sombra: a concepção de formação (Bildung) na teoria estética de Winckelmannpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1540928463865519pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2673552821924828pt_BR
dc.description.resumoPartindo do pressuposto de que as imagens são essenciais aos processos formativos da qual a filosofia moderna alemã dedicou sua reflexão através do conceito de Bildung, o presente trabalho visa a partir da teoria estética de Johann Joachim Winckelmann (1717 - 1768) investigar tais processos de formação que circundam seus conceitos. Atribuindo a própria finalidade da arte como pedagógica, Winckelmann busca estabelecer a Grécia clássica como um parâmetro não apenas estético, mas também ético. Nesse sentido, a antiguidade grega servirá tanto como um ideal de representação estética como um arquétipo utópico da dimensão política e moral que se apresenta como necessidade de uma reforma cultural. O pensamento de Winckelmann identifica a arte de seu tempo como um reflexo da decadência cultural provenientes de uma arte gestada pela monarquia e pela Igreja, a antiguidade grega será a idealização máxima de uma moralidade inserida na própria imagem, a da grandiosidade da alma e da simplicidade nobre.pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPelpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Robinson dos
dc.subject.cnpq1FILOSOFIApt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem