| dc.description.abstract | A tecnologia, na atualidade, faz parte das atividades diárias dos indivíduos, estando presente no cotidiano das pessoas com maior intensidade a cada dia (AZEVEDO, 2022). Desse modo, na educação isso não é diferente, segundo SILVA et al. (2024) “a evolução tecnológica tem sido um vetor de transformação no ambiente educacional” sendo utilizada para enriquecer o ensino e a aprendizagem. Além disso, a tecnologia é uma auxiliar no processo educativo, pois ela transforma o modo de aprender. Ela potencializa o processo de aprendizagem já que desperta o interesse e a curiosidade tornando os conteúdos mais atrativos de forma a cativar e envolver os alunos de maneira inovadora (MACHADO; SANTOS, 2024). Neste contexto, o Historep é um projeto de pesquisa, extensão e ensino da Universidade Federal de Pelotas voltado para Histologia e Reprodução Equina, criado para complementar o ensino, onde as redes sociais são utilizadas através de recursos tecnológicos, a fim de disseminar conhecimentos sobre Histologia. Segundo AZEVEDO (2022), os diferentes recursos tecnológicos tornam-se aliados intrínsecos no processo de aprendizagem, possibilitando aos estudantes um crescimento de seu intelecto. Dentre os diversos recursos tecnológicos, os vídeos possuem um potencial diferenciado e inovador no processo de ensino e aprendizagem, pois são uma mídia poderosa, com o poder manter a atenção, possibilitando maior empatia dos alunos quanto aos conteúdos abordados (PARADELLA et al., 2020). | pt_BR |