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dc.creatorColossi, Adriele Kailane de Oliveira
dc.creatorMedeiros, Aline Nunes da Cunha de
dc.creatorReiser, Renata Hax Sander
dc.date.accessioned2025-10-15T10:20:44Z
dc.date.available2025-10-15T10:20:44Z
dc.date.issued2024
dc.identifier.citationCOLOSSI, Adriele Kailane de Oliveira; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de; REISER, Renata Hax Sander. Acessibilidade no ensino de grafos: a lacuna de materiais didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18089
dc.description.abstractA Lei nº 13.146, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), foi responsável por instituir oficialmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e afirma em seu artigo 27 que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, além de assegurar a inclusão em todos os níveis do sistema educacional. Apesar dos esforços de docentes e servidores administrativos, a insuficiência de materiais didáticos adaptados aos alunos deficientes visuais para abranger os tópicos abordados nas disciplinas dos cursos se reflete nos índices de evasão. Dessa forma, é possível observar que a garantia, prevista pela lei, e em vigor desde janeiro de 2016, não está sendo plenamente cumprida (ALVES; ROCHA; PEREIRA; MACHADO; VIANA; JUNIOR, 2022). E, o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nos cursos de computação ainda enfrenta desafios, pois muitos dos conteúdos de seus componentes curriculares envolvem representações gráficas para total compreensão da informação, como na disciplina de Teoria dos Grafos. O presente artigo reporta a proposta para o desenvolvimento de um material didático adaptado para o ensino da Teoria dos Grafos para alunos com deficiência visual construída a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Esta RSL evidenciou a carência de recursos educacionais específicos para o ensino dessa área da matemática computacional, destacando a necessidade de desenvolver novos e efetivos materiais que atendam a essa demanda.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pelotaspt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectGrafos - Ensinopt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.subjectMateriais didáticos adaptadospt_BR
dc.titleAcessibilidade no ensino de grafos: a lacuna de materiais didáticos adaptados para estudantes com deficiência visualpt_BR
dc.typeconferenceObjectpt_BR
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


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