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Acessibilidade no ensino de grafos: a lacuna de materiais didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual
| dc.creator | Colossi, Adriele Kailane de Oliveira | |
| dc.creator | Medeiros, Aline Nunes da Cunha de | |
| dc.creator | Reiser, Renata Hax Sander | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-15T10:20:44Z | |
| dc.date.available | 2025-10-15T10:20:44Z | |
| dc.date.issued | 2024 | |
| dc.identifier.citation | COLOSSI, Adriele Kailane de Oliveira; MEDEIROS, Aline Nunes da Cunha de; REISER, Renata Hax Sander. Acessibilidade no ensino de grafos: a lacuna de materiais didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual. In: CONGRESSO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, 10, 2024. Anais... Pelotas: UFPel, 2024. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18089 | |
| dc.description.abstract | A Lei nº 13.146, também conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (BRASIL, 2015), foi responsável por instituir oficialmente o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e afirma em seu artigo 27 que a educação constitui direito da pessoa com deficiência, além de assegurar a inclusão em todos os níveis do sistema educacional. Apesar dos esforços de docentes e servidores administrativos, a insuficiência de materiais didáticos adaptados aos alunos deficientes visuais para abranger os tópicos abordados nas disciplinas dos cursos se reflete nos índices de evasão. Dessa forma, é possível observar que a garantia, prevista pela lei, e em vigor desde janeiro de 2016, não está sendo plenamente cumprida (ALVES; ROCHA; PEREIRA; MACHADO; VIANA; JUNIOR, 2022). E, o processo de inclusão dos alunos com deficiência visual nos cursos de computação ainda enfrenta desafios, pois muitos dos conteúdos de seus componentes curriculares envolvem representações gráficas para total compreensão da informação, como na disciplina de Teoria dos Grafos. O presente artigo reporta a proposta para o desenvolvimento de um material didático adaptado para o ensino da Teoria dos Grafos para alunos com deficiência visual construída a partir de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL). Esta RSL evidenciou a carência de recursos educacionais específicos para o ensino dessa área da matemática computacional, destacando a necessidade de desenvolver novos e efetivos materiais que atendam a essa demanda. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Pelotas | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
| dc.subject | Grafos - Ensino | pt_BR |
| dc.subject | Deficiência visual | pt_BR |
| dc.subject | Materiais didáticos adaptados | pt_BR |
| dc.title | Acessibilidade no ensino de grafos: a lacuna de materiais didáticos adaptados para estudantes com deficiência visual | pt_BR |
| dc.type | conferenceObject | pt_BR |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |

