Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, Aulus Mandagará
dc.date.accessioned2025-10-21T14:44:45Z
dc.date.available2025-10-21T14:44:45Z
dc.date.issued2018
dc.identifier.citationMARTINS, A. Três disparos em Sarajevo: poesia, fotografia e violência em Claudia Roquette-Pinto. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 404–416, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i3.50288. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/50288. Acesso em: 20 out. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18217
dc.description.abstractO objetivo deste ensaio é analisar as articulações entre a poesia e a fotografia. A concepção de que a fotografia estabelece uma relação de homologia com o referente é questionada por autores tais como Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Giorgio Agamben e Arlindo Machado. É a partir dessa perspectiva que propomos uma leitura do poema “Em Sarajevo”, de Claudia Roquette-Pinto, argumentando que a poeta incorpora no texto poético referências a imagens fotográficas com o propósito de evidenciar uma relação problemática entre a realidade e o que a fotografia capta.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUFGpt_BR
dc.rightsOpenAccesspt_BR
dc.subjectPoesia brasileira contemporâneapt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectClaudia Roquette-Pintopt_BR
dc.titleTrês disparos em Sarajevo poesia, fotografia e violência em Claudia Roquette-Pintopt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5216/sig.v30i3.50288
dc.rights.licenseCC BY-NC-SApt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples