| dc.creator | Martins, Aulus Mandagará | |
| dc.date.accessioned | 2025-10-21T14:44:45Z | |
| dc.date.available | 2025-10-21T14:44:45Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.identifier.citation | MARTINS, A. Três disparos em Sarajevo: poesia, fotografia e violência em Claudia Roquette-Pinto. Signótica, Goiânia, v. 30, n. 3, p. 404–416, 2018. DOI: 10.5216/sig.v30i3.50288. Disponível em: https://revistas.ufg.br/sig/article/view/50288. Acesso em: 20 out. 2025. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/18217 | |
| dc.description.abstract | O objetivo deste ensaio é analisar as articulações entre a poesia e a fotografia. A concepção de que a fotografia estabelece uma relação de homologia com o referente é questionada por autores tais como Walter Benjamin, Roland Barthes, Susan Sontag, Giorgio Agamben e Arlindo Machado. É a partir dessa perspectiva que propomos uma leitura do poema “Em Sarajevo”, de Claudia Roquette-Pinto, argumentando que a poeta incorpora no texto poético referências a imagens fotográficas com o propósito de evidenciar uma relação problemática entre a realidade e o que a fotografia capta. | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | UFG | pt_BR |
| dc.rights | OpenAccess | pt_BR |
| dc.subject | Poesia brasileira contemporânea | pt_BR |
| dc.subject | Fotografia | pt_BR |
| dc.subject | Violência | pt_BR |
| dc.subject | Claudia Roquette-Pinto | pt_BR |
| dc.title | Três disparos em Sarajevo poesia, fotografia e violência em Claudia Roquette-Pinto | pt_BR |
| dc.type | article | pt_BR |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.5216/sig.v30i3.50288 | |
| dc.rights.license | CC BY-NC-SA | pt_BR |